https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42672| Tipo: | Tese |
| Título: | Linguagens afetuosas na dança: ações emancipatórias na formação docente |
| Autor(es): | Gonçalves, Camila Correia Santos |
| Primeiro Orientador: | Rengel, Lenira Peral |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Rengel, Lenira Peral |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Cruz, Izaura Santiago da |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Eleonora Campos da Motta |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Augusto, Rosana van Langendonck |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Silva, Márcia Virgínia Mignac da |
| Resumo: | Realizada no Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia, vinculada à linha de pesquisa Dança, corpo e cognição, esta tese apresenta a hipótese de que abordagens comunicacionais afetuosas nas relações de aprendizagemensino (Freire, 1996) operam em prol da construção de condições para a emancipação das pessoas estudantes. Aponta a relevância de estabelecer relações entre Dança, afetuosidade e emancipação no ambiente de formação da Licenciatura em Dança da UFBA, intentando que esses pressupostos ecoem nos espaços artísticos e educacionais onde atuam esses profissionais, com enfoque no âmbito da educação básica. Propôs produzir contribuições ao campo da docência em Dança, tencionando moldes enraizados nas estruturas e organizações da formação de professores, em especial as que se relacionam a modos de linguagens, estabelecendo uma reflexão crítica aos contextos educacionais fundamentados em premissas excludentes e colonizadoras. A pesquisa objetivou investigar a relação entre afetuosidade, linguagens e emancipação e, por conseguinte, defender como tese que linguagens afetuosas são ações didáticas agregadoras em prol dos processos de emancipação na formação de professores e professoras de Dança. Pretendeu, ainda, estabelecer um diálogo multirreferencial para entender como as linguagens afetuosas se configuram como abordagens didático-pedagógicas. Aborda linguagens como sistemas que estruturam e possibilitam os processos de comunicação e interação, sendo estas compreendidas ademais da ação verbal, falada e escrita. A razão que motivou esta tese consiste em encontrar estratégias de transformação, permanência e valorização da Dança como área de conhecimento nos ambientes educacionais, colaborando com a capacitação de professores de Dança em formação, bem como com os processos de formação continuada. A metodologia da pesquisa aqui apresentada se configura de abordagem qualitativa e exploratória em sua natureza (Gil, 2019). Consiste na revisão bibliográfica, revisão conceitual, e produção de dados, desenvolvendo uma análise dos discursos e das narrativas (Minayo, 2007) apresentados nos trabalhos de conclusão de estágios e relatórios finais de residência pedagógica, produzidos no curso de licenciatura em Dança da UFBA entre os anos de 2021 e 2024. Os dados foram organizados e categorizados, identificando emergências e apontando estratégias metodológicas de ensino a partir das experiências desse curso de formação. O trabalho defende os ideais de uma Educação libertadora em seu potencial emancipador e transformador das pessoas e da sociedade a partir de Paulo Freire (1967, 2003) e bell hooks (2013, 2020). No campo da cognição, o neurocientista António Damásio (1996, 2018, 2022) aborda as correlações entre afetos, emoções, sentimentos e o desenvolvimento da consciência e cognição humana. A abordagem do tema referente ao dualismo se faz pela pesquisa de Lenira Peral Rengel (2007). Como resultados, a pesquisa busca avançar nas contribuições ao campo da formação docente em Dança, propondo que pessoas docentes atuem na construção de possibilidades para o desenvolvimento de processos emancipatórios às pessoas estudantes, estimulando uma atuação profissional autônoma e de potencial transformador. |
| Abstract: | Carried out in the Graduate Program in Dance at the Federal University of Bahia, linked to the research line Dance, body and cognition, this thesis presents the hypothesis that affectionate communicational approaches in learning-teaching relationships (Freire, 1996) work towards building conditions for the emancipation of students. It points to the importance of establishing relationships between dance, affection and emancipation in the training environment of the Dance Degree program at UFBA, with the intention that these assumptions echo in the artistic and educational spaces where these professionals work, with a focus on basic education. It set out to produce contributions to the field of dance teaching, challenging molds rooted in the structures and organizations of teacher training, especially those related to modes of language, establishing a critical reflection on educational contexts based on exclusionary and colonizing premises. The research aimed to investigate the relationship between affection, languages and emancipation and, consequently, to defend the thesis that affectionate languages are aggregating didactic actions in favor of emancipation processes in the training of dance teachers. It also aimed to establish a multi-referential dialog to understand how affective languages are configured as didactic-pedagogical approaches. It approaches languages as systems that structure and enable the processes of communication and interaction, which are understood to go beyond verbal, spoken and written action. The reason behind this thesis is to find strategies for transforming, maintaining and valuing dance as an area of knowledge in educational environments, collaborating with the training of dance teachers in training, as well as with continuing education processes. The research methodology presented here is qualitative and exploratory in nature (Gil, 2019). It consists of using bibliographic review procedures for conceptual review, and data production, developing an analysis of the discourses and narratives (Minayo, 2007) presented in the internship conclusion works and final pedagogical residency reports, produced in the Dance degree course at UFBA between the years 2021 and 2024. The data was organized and categorized, identifying emergencies and pointing out methodological teaching strategies based on the experiences of this training course. The work defends the ideals of liberating education in its potential to emancipate and transform people and society, based on Paulo Freire (1967, 2003) and bell hooks (2013, 2020). In the field of cognition, neuroscientist António Damásio (1996, 2018, 2022) addresses the correlations between affections, emotions, feelings and the development of human consciousness and cognition. The theme of dualism is approached through the research of Lenira Peral Rengel (2007). As a result, the research seeks to advance contributions to the field of teacher training in Dance, proposing that teachers act in the construction of possibilities for the development of emancipatory processes for students, stimulating an autonomous professional performance with transformative potential. |
| Palavras-chave: | Dança Linguagens afetuosas Dança - Estudo e ensino (Superior) Dança na educação |
| CNPq: | Dança |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42672 |
| Data do documento: | 15-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PPGDANCA) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tese___CAMILA_CORREIA_SANTOS_GONALVES.pdf | 4,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.