Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42654
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INSPIRADA NA TRADIÇÃO GRIOT NO ENSINO DO TEATRO: A construção do saber a partir da própria identidade dos alunos da educação básica numa escola em Salvador
Autor(es): Ramos, Joao Luidy
Primeiro Orientador: Oliveira, Urania Auxiliadora Maia de
Segundo Orientador: Portela, Regina Lúcia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Urania Auxiliadora Maia de
metadata.dc.contributor.referee2: Portela, Regina Lucia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Netto, Otávio josé Correia
Resumo: Este presente trabalho investiga como a contação de histórias, integrada ao ensino de Teatro na Educação Básica, pode contribuir para a construção do saber a partir da própria identidade dos alunos, fundamentada na Lei 10.639/2003 que dispões sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo oficial da rede de ensino do Brasil, valorizando a diversidade étnico-racial. A pesquisa busca analisar como essa prática pedagógica favorece a valorização da identidade cultural, promove a reflexão sobre a diversidade e incentiva a construção coletiva de narrativas, fortalecendo a autonomia e a expressão dos estudantes. Para isso, foi realizado um estudo de caso com base nas oficinas do Estágio III, componente do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Bahia no ano de 2023, conduzidas pelo autor, em que a contação de histórias foi trabalhada na classe do Fundamental 1 (5º ano) no ensino de teatro. A metodologia incluiu relatos de experiências dos envolvidos e a análise da prática aplicada, fundamentada na pesquisa-ação de Michel Thiollent e nos princípios de circularidade, oralidade e disciplina, presentes no livro "Encontros com o griot Sotigui Kouyaté", de Isaac Bernat (2013). A fundamentação teórica foi baseada nos conceitos de leitura da palavra e do mundo de Paulo Freire (1989), na experiência vivida de Jorge Larrosa Bondía (2002), na relação entre contos de fadas e psicanálise de Bruno Bettelheim (2024) e nas leituras e narrativas de rua de Toni Edson dos Santos (2016). Os resultados evidenciam que ao possibilitar a releitura crítica dos clássicos infantis, a contação de histórias torna-se uma aliada do ensino de teatro.
Palavras-chave: Contação de Histórias; Ensino de teatro; Educação; Autonomia
Contação de Histórias; Ensino de teatro; Educação; Autonomia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42654
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tccJoaoLuidyRamos.pdftrabalho de conclusão de curso1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Teatro ata_apresentacao_TCC_Luigi_assinado_assinado_assinado_assinado.pdfata de apresentação202,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ata qualificação Luigi.pdfata de qualificação200,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
doc16840720200608210644.pdftermo de autorização1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.