https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42595| Tipo: | Dissertação |
| Título: | CARNE VIVA: poética cênica de re(x)istência feminista |
| Título(s) alternativo(s): | CARNE VIVA: scenic poetics of feminist re(x)istence CARNE VIVA: poéticas escénicas de re(x)istencia feminista |
| Autor(es): | Almeida, Ana Clara Veras Brito de |
| Primeiro Orientador: | Brondani, Joice Aglae |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Antonia Bezerra |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Haderchpek, Robson Carlos |
| Resumo: | A pesquisa aqui apresentada, busca desenhar um caminho sobre o nascimento de uma poética para a cena, desde as palavras-passaporte MULHER, DRAMATURGIA e RESISTÊNCIA. Defendo a ideia do corpo como um território político a partir de Dorotea Grijalva, e incorporo na escrita o termo corpa, como reivindicação e retomada de nós mesmas (no dicionário e no imaginário social). Tomo como base de estudos, desde a performatividade do gênero pensado por Judith Butler, com análises históricas de Silvia Alexim, assim como discussões acerca de artivismo (Las Tesis e Pussy Riot), feminismos e artes cênicas (principalmente Nina Caetano, Luciana Lyra e Verônica Fabrini), aproximando-me de pensadoras contemporâneas, principalmente latino-americanas (como Ileana Diéguez e Jota Mombaça). Assim, trago reflexões acerca da humanização da mulher, sua performance no mundo e o constante estado de guerra e sobrevivência que lhes são outorgados. Reflexões essas que fomentam a construção da dramaturgia CARNE VIVA, como objeto artístico desta pesquisa acadêmica sensível, assim como a construção do processo de preparação corporal do espetáculo MATADOURO, que compõe a costura desse tecido artístico-feminista. |
| Abstract: | La investigación aquí presentada busca trazar un camino hacia el nacimiento de una poética de la escena, a partir de las palabras-pasaporte MUJER, DRAMATURGIA y RESISTENCIA. Defiendo la idea del cuerpo como territorio político a partir de Dorotea Grijalva, y la incorporación por escrito el término cuerpa, como reivindicación y recuperación de nosotras mismas (en el diccionario y en el imaginario social). Tomo como base para estudios, desde la performatividad del género, un pensamiento de Judith Butler, con análisis históricos de Silvia Alexim, así como discusiones sobre artivismo (Las Tesis y Pussy Riot), feminismo y artes escénicas (principalmente Nina Caetano, Luciana Lyra y Verônica Fabrini), acercándome a pensadoras contemporáneas, principalmente latinoamericanas (como Ileana Diéguez y Jota Mombaça). Así, traigo reflexiones sobre la humanización de la mujer, su desempeño en el mundo y el constante estado de guerra y supervivencia que se les otorga. Estas reflexiones alientan la construcción de la dramaturgia CARNE VIVA, como objeto artístico de esta sensible investigación académica, así como la construcción del proceso de preparación corporal para el espectáculo MATADOURO, que compone la costura de este tejido artístico-feminista. |
| Palavras-chave: | feminismos processos de criação corpa dramaturgia resistência carne |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42595 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CARNE VIVA [final].pdf | Dissertação de mestrado | 10,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.