https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42592| Tipo: | Tese |
| Título: | Danças de salão numa perspectiva feminista e decolonial: amefricanizar e afrocentralizar o ensino |
| Autor(es): | Freire, Francisca Jocélia de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Conrado, Amélia Vitória de Souza |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Conrado, Amélia Vitória de Souza |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Paixão, Maria de Lurdes Barros da |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Silveira, Paola de Vasconcelos |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Feitoza, Jonas Karlos de Souza |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Santos, Marcos dos Santos |
| Resumo: | Esta tese foi desenvolvida no âmbito do Curso Doutorado, no Programa de Pós-graduação em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, cuja pesquisa partiu do princípio de que a relação histórica da origem das Danças de Salão com a influência reprodutiva de um pensamento tradicional hegemônico, eurocêntrico e cis-heteronormativo no ensino dessas danças, resulta na construção de concepções que colaboram para a manutenção de padrões sociais. Levando em consideração esse aspecto, a pesquisa tem como propósito fazer análise que aborde alguns dados da histórica, da cultura e do social que valorize o protagonismo negro na história das Danças de Salão. Assim, o objetivo da pesquisa é promover uma perspectiva feminista decolonial, Amefricanizada e Afrocentralizada, para estabelecer outro olhar acerca do processo histórico e do ensino das Danças de Salão. O referencial teórico-metodológico é pautado nos estudos feministas decoloniais e em autores que tensionam e traçam análises que contribuem para entendermos os processos de colonização e suas consequências na construção cultural da América afro-latina. Para levantar dados, foi necessário realizar duas viagens a países que apresentam as Danças de Salão como representação da cultura nacional, o Tango na Argentina e a Salsa em Cuba. Um dos procedimentos metodológicos utilizado foi a entrevista semiestruturada, com o intuito de identificar possíveis aproximações ou distanciamentos entre as questões tratadas na pesquisa e o contexto das pessoas entrevistadas. Ações de fomento e difusão da perspectiva feminista decolonial, realizadas nos ambientes onde as Danças de Salão acontecem, foram indispensáveis para a realização da investigação. Portanto, esta se caracteriza como pesquisa-ação. Acredita-se que, baseada numa concepção feminista Amefricanizada e Afrocentralizada, seja possível uma mudança de postura no ensino das Danças de Salão. Para tanto, fez-se necessário cruzar as categorias gênero, raça e classe social, uma vez que é condição para ampliar o prisma e direcionar para afirmar e reconstruir o pensamento crítico, além de estabelecer a história na perspectiva da decolonialidade, seja nos salões de aula ou de baile, dessas danças. Como resultado, a pesquisa não só aponta que existe uma predominância de dança pautada na reprodução da cis-heteronormatividade e padrões eurocêntricos, o que conceituamos na pesquisa como “Cisdanças de Salão”, como também baseada numa concepção feminista decolonial, Amefricanizada e Afrocentralizada, as “Escrevidanças de Salão”, conceito pautado na escrevivências de Conceição Evaristo, emerge ganhando força como possíveis práticas que tensionam essas normatividades. Promovendo horizontes mais inclusivos e diversos para as Danças de Salão. |
| Abstract: | This thesis was developed as part of the Doctoral Program in Dance at the Dance School of the Federal University of Bahia. The research was based on the premise that the historical relationship of the origin of Ballroom Dances with the reproductive influence of a hegemonic, Eurocentric, cis-heteronormative traditional mindset in the teaching of these dances results in the construction of concepts that contribute to the maintenance of socia standards. Considering this aspect, the research aims to analyze some historical, cultural, and social data that highlight the role of Black people in the history of Ballroom Dances. Thus, the goal of the research is to promote a feminist decolonial, Amefricanized, and Afrocentered perspective to offer a different view on the historical process and teaching of Ballroom Dances. The theoretical-methodological framework is based on decolonial feminist studies and authors who address and provide analyses that contribute to understanding the processes of colonization and their consequences in the cultural construction of Afro-Latin America. To gather data, it was necessary to make two trips to countries where Ballroom Dances are representative of national culture: Tango in Argentina and Salsa in Cuba. One of the methodological procedures used was the semi-structured interview, aiming to identify possible similarities or differences between the issues addressed in the research and the context of the interviewed individuals. Actions to promote and spread the decolonial feminist perspective, carried out in the environments where Ballroom Dances take place, were essential for the completion of the investigation. Therefore, this research is characterized as action-research. It is believed that, based on an Amefricanized and Afrocentered feminist concept, it is possible to bring about a change in approach to the teaching of Ballroom Dances. To achieve this, it was necessary to intersect the categories of gender, race, and social class, as it is essential to broaden the perspective and aim to affirm and reconstruct critical thinking, as well as to establish history from a decolonial perspective, whether in the classrooms or dance halls of these dances. As a result, the research not only points out that there is a predominance of dance based on the reproduction of cis-heteronormativity and Eurocentric standards, which we conceptualize in the research as “Cis Ballroom Dances”, but also, based on a decolonial feminist conception, Amefricanized and Afrocentered, the “Escrevidanças de Salão” (Ballroom Writing Dances), a concept rooted in the writing experiences of Conceição Evaristo, emerges, gaining strength as possible practices that challenge these normativities. This promotes more inclusive and diverse horizons for Ballroom Dances." |
| Palavras-chave: | Dança de salão História e crítica Estudo e ensino Dança de Salão - Aspectos sociais Feminismo na arte Descolonização na arte |
| CNPq: | Dança |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42592 |
| Data do documento: | 4-Fev-2025 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PPGDANCA) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tese Francisca Jocelia.pdf | 6,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.