https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42478| Tipo: | Dissertação |
| Título: | ZÉLIA: REFLEXÕES SOBRE UMA DRAMATURGIA EM PROCESSO E SEUS DIRECIONAMENTOS TEÓRICO-CRIATIVOS |
| Título(s) alternativo(s): | ZÉLIA: Reflections on a Playwriting Process and Its Theoretical-Creative Approaches within the Performing Arts |
| Autor(es): | Bianchi, Paula Letícia da Silva |
| Primeiro Orientador: | Alcântara , Paulo Henrique Correa |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Sanches, João Alberto Lima |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Alcântara, Paulo Henrique Correa |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Sanches, João Alberto Lima |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Borges, Paula Lice Baptista |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Brondani, Joice Aglae |
| Resumo: | A presente dissertação tem como foco o processo teórico-criativo de construção de uma dramaturgia sobre a vida e obra da escritora Zélia Gattai. Debruçada sobre esta escrita, busco refletir sobre trajetórias femininas, dando seguimento a uma tendência pessoal de exploração teatral de protagonistas a partir de uma perspectiva feminista. A dissertação está organizada em três capítulos, sendo o primeiro um passeio sobre o que é escrever sob a perspectiva do lugar de fala da autora; o segundo analisa a biografia de Zélia a partir de um método de abordagem afetiva de quatro obras de sua autoria: Anarquistas, Graças a Deus, Senhora Dona do Baile, Memorial do Amor e Vacina de Sapo e A Casa do Rio Vermelho. E o último capítulo, além de conter o primeiro tratamento da dramaturgia em construção, apresenta um memorial crítico do processo criativo de escrita. |
| Abstract: | This dissertation focuses on the theoretical-creative process of constructing a dramaturgy about the life and work of the writer Zélia Gattai. Focusing on this writing, I seek to reflect on female trajectories, continuing a personal tendency of theatrical exploration of protagonists from a feminist perspective. The dissertation is organized into three chapters, the first being a tour of what it is to write from the perspective of the author's place of speech; the second analyzes Zélia's biography from an affective approach method of four works of her authorship: Anarquistas, Graças a Deus, Senhora Dona do Baile, Memorial do Amor e Vacina de Sapo and A Casa do Rio Vermelho. And the last chapter, in addition to containing the first treatment of the dramaturgy under construction, presents a critical memorial of the creative writing process. |
| Palavras-chave: | Zélia Gattai Feminismo Dramaturgia Biografia Processo Criativo |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42478 |
| Data do documento: | 6-Mai-2024 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇAO LETÍCIA BIANCHI - VERSÃO FINAL REVISADA COM TERMO.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.