Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42478
metadata.dc.type: Dissertação
Title: ZÉLIA: REFLEXÕES SOBRE UMA DRAMATURGIA EM PROCESSO E SEUS DIRECIONAMENTOS TEÓRICO-CRIATIVOS
Other Titles: ZÉLIA: Reflections on a Playwriting Process and Its Theoretical-Creative Approaches within the Performing Arts
metadata.dc.creator: Bianchi, Paula Letícia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Alcântara , Paulo Henrique Correa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sanches, João Alberto Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Alcântara, Paulo Henrique Correa
metadata.dc.contributor.referee2: Sanches, João Alberto Lima
metadata.dc.contributor.referee3: Borges, Paula Lice Baptista
metadata.dc.contributor.referee4: Brondani, Joice Aglae
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação tem como foco o processo teórico-criativo de construção de uma dramaturgia sobre a vida e obra da escritora Zélia Gattai. Debruçada sobre esta escrita, busco refletir sobre trajetórias femininas, dando seguimento a uma tendência pessoal de exploração teatral de protagonistas a partir de uma perspectiva feminista. A dissertação está organizada em três capítulos, sendo o primeiro um passeio sobre o que é escrever sob a perspectiva do lugar de fala da autora; o segundo analisa a biografia de Zélia a partir de um método de abordagem afetiva de quatro obras de sua autoria: Anarquistas, Graças a Deus, Senhora Dona do Baile, Memorial do Amor e Vacina de Sapo e A Casa do Rio Vermelho. E o último capítulo, além de conter o primeiro tratamento da dramaturgia em construção, apresenta um memorial crítico do processo criativo de escrita.
Abstract: This dissertation focuses on the theoretical-creative process of constructing a dramaturgy about the life and work of the writer Zélia Gattai. Focusing on this writing, I seek to reflect on female trajectories, continuing a personal tendency of theatrical exploration of protagonists from a feminist perspective. The dissertation is organized into three chapters, the first being a tour of what it is to write from the perspective of the author's place of speech; the second analyzes Zélia's biography from an affective approach method of four works of her authorship: Anarquistas, Graças a Deus, Senhora Dona do Baile, Memorial do Amor e Vacina de Sapo and A Casa do Rio Vermelho. And the last chapter, in addition to containing the first treatment of the dramaturgy under construction, presents a critical memorial of the creative writing process.
Keywords: Zélia Gattai
Feminismo
Dramaturgia
Biografia
Processo Criativo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42478
Issue Date: 6-May-2024
Appears in Collections:Dissertação (PPGAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇAO LETÍCIA BIANCHI - VERSÃO FINAL REVISADA COM TERMO.pdf2,71 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.