https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42406| Tipo: | Tese |
| Título: | “Vadeia, dois-dois, vadeia” no Caruru do Lindroamor Axé em São Francisco do Conde/Ba: o espiral do tempo das corp(oralidades) firmam um lazer e educação descolonial |
| Autor(es): | Nunes, Raquel Rocha |
| Primeiro Orientador: | Silva, Maria Cecília de Paula |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Chaves, Elisângela |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Debortoli, José Alfredo Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Avelino, Priscila Gomes Dornelles |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Sorrentino, Marcos |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Silva, Cecília Nunes da |
| Resumo: | Esta tese trouxe para a circularidade a manifestação cultural do Caruru do Lindroamor Axé em São Francisco do Conde - Bahia, festejo que celebra São Cosme e Damião, a alegria e a sapiência das crianças. No miudinho do samba de roda, da brincadeira e da fé os processos de feitura do folguedo se assentam no Terreiro Angurusena Dya N’Zambi e se abrem para festar na rua com toda a comunidade franciscana no Largo da Cubamba dia 27 de Setembro, dia de dois-dois. A festividade nos provocou a circular entre as dimensões do corpo, da ancestralidade e da memória, assim também como lançar para estes escritos olhares para os campos da educação e do lazer afim de alargar a gramática para os processos que se fazem e se expressam com o corpo em movimento e assim, estabelecer cruzos entre os campos. Nesse sentido, objetivamos compreender como as práticas, o brincar e rituais do Caruru do Lindroamor Axé abrem caminhos para alavancar as construções de uma educação e lazer descolonial, como também a partir de movimentos de imersão lançar provocações a partir das corp(oralidades) que habitam a infância firmando seus dribles e fissuras ao colonialismo, e também suas narrativas de construção de outros mundos possíveis. Metodologicamente, percorremos pela compreensão etnográfica e da cambonagem, no movimento de lançar-se à prática e assim, compomos estes movimentos através de áudios de conversas, notas de campo, registros fotográficos e revisão bibliográfica. Para tanto, firmamos que o Caruru se expressa enquanto temporalidade-territorialidade festiva a partir de um entendimento de mundo que abarca o lazer na dimensão da cultura e do sagrado, assim como uma epistemologia ancestral que produz ensinagens e aprendizagens através do corpo, uma educação descolonial. Para além, as corp(oralidades) do Caruru do Lindroamor Axé revelam o estado de infância habitado e vivido em comunidade amalgamado à uma compreensão da vida que se constitui na circularidade, é espiralar. Salve Cosme e Damião. Viva as crianças. Vadeia, Dois-Dois, vadeia. |
| Abstract: | This thesis brought into circulation the cultural manifestation of Caruru do Lindroamor Axé in São Francisco do Conde, Bahia, a celebration of Saint Cosme and Damião, the joy and wisdom of children. In the details of samba de roda, play, and faith, the processes involved in making the festival are rooted in Terreiro Angurusena Dya N’Zambi and extend into the streets to celebrate with the entire Franciscan community in Largo da Cubamba on September 27, the day of dois-dois. The festival prompted us to circulate between the dimensions of the body, ancestry, and memory, as well as to cast our gaze upon the fields of education and leisure in these writings, in order to expand the grammar for the processes that are made and expressed through the body in motion, thus establishing intersections between the fields. In this sense, we aim to understand how the practices, play, and rituals of Caruru do Lindroamor Axé pave the way for fostering the construction of a decolonial education and leisure, as well as, through immersion movements, provoke reflections from the corpo(oralities) that inhabit childhood, asserting their dribbles and fissures against colonialism, and also their narratives of constructing other possible worlds. Methodologically, we followed an ethnographic understanding and cambonagem, in the movement of immersing ourselves in practice, and thus, we composed these movements through audio recordings of conversations, field notes, photographic records, and bibliographic review. Thus, we affirm that Caruru expresses itself as a festive temporality-territoriality based on an understanding of the world that encompasses leisure in the dimension of culture and the sacred, as well as an ancestral epistemology that produces teachings and learning through the body, a decolonial education. Furthermore, the corpo(oralities) of Caruru do Lindroamor Axé reveal the state of childhood inhabited and lived in community, amalgamated with an understanding of life that is constituted in circularity, it is spiraling. Salve Cosme and Damião. Long live the children. Vadeia, Dois-Dois, Vadeia. |
| Palavras-chave: | Lindroamor Axé Educação Lazer Decolonialidade Corporalidade |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito/Embargado |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42406 |
| Data do documento: | 14-Mar-2025 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| TESE FINAL - Raquel Rocha Nunes.pdf | 7,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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