Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42362
Tipo: Dissertação
Título: Significados do trabalho de conclusão de curso (TCC) na formação em psicologia da UFRB
Autor(es): Santana, Maeli Sales
Primeiro Orientador: Silva, Patrícia Petitinga
Segundo Orientador: Oliveira, Roberval Passos
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Gabriel
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Fabíola Marinho
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Luane Neves
metadata.dc.contributor.referee4: Leite, Rita de Cássia Nascimento
Resumo: A dissertação investiga os significados atribuídos ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), destacando seu papel na formação científica e profissional. O estudo, de natureza qualitativa, utiliza entrevistas semiestruturadas e análise documental dos TCC de 16 estudantes concluintes, com foco em suas vivências durante a produção do trabalho. Os resultados revelam que o TCC é uma experiência ambígua para os estudantes. Por um lado, é visto como um processo desafiador, marcado por pressões emocionais, dificuldades de escrita e gestão do tempo, especialmente no contexto de finalização da graduação. Por outro, é considerado uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, escrita científica e pensamento crítico, além de representar um marco na transição de estudante para profissional. A participação em atividades extracurriculares, como grupos de pesquisa, projetos de extensão e ligas acadêmicas, foi um fator determinante para a construção do TCC. A interdisciplinaridade, incentivada pelo Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS), também contribuiu para a diversidade temática dos TCC. A pesquisa também destacou a importância do TCC como um espaço de reflexão e intervenção na realidade social. Isso demonstra a relevância do TCC não apenas como uma atividade acadêmica, mas também como uma ferramenta de transformação social. Por fim, o estudo sugere a criação de políticas de apoio à permanência estudantil, como programas de assistência e acompanhamento psicológico, para ajudar os estudantes a lidar com as pressões do TCC. Além disso, recomenda-se a ampliação de investigações sobre o impacto do TCC na prática profissional dos egressos e a realização de estudos que explorem as perspectivas dos orientadores sobre o TCC.
Abstract: This dissertation investigates the meanings attributed to the Undergraduate Thesis (TCC) by Psychology students at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB), highlighting its role in scientific and professional training. The qualitative study uses semi-structured interviews and documentary analysis of 16 students' TCCs, focusing on their experiences during the production process. The results reveal that the TCC is an ambiguous experience for students. On one hand, it is seen as a challenging process, marked by emotional pressures, writing difficulties, and time management issues, especially in the context of graduation. On the other hand, it is considered a valuable opportunity for developing research skills, scientific writing, and critical thinking, as well as a milestone in the transition from student to professional. Participation in extracurricular activities, such as research groups, extension projects, and academic leagues, was a determining factor in the construction of the TCC. Interdisciplinarity, encouraged by the Interdisciplinary Bachelor's Degree in Health (BIS), also contributed to the thematic diversity of the TCC. The research also highlighted the importance of the TCC as a space for reflection and social intervention. This demonstrates the relevance of the TCC not only as an academic activity but also as a tool for social transformation. Finally, the study suggests the creation of support policies for student retention, such as assistance and psychological monitoring programs, to help students cope with the pressures of the TCC. Additionally, it recommends expanding investigations into the impact of the TCC on the professional practice of graduates and conducting studies that explore advisors' perspectives on the TCC.
Palavras-chave: Ciência - pesquisa
Psicologia
Pesquisa científica
Escrita científica
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42362
Data do documento: 24-Mar-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado_Maeli Santana.pdf868,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.