https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42297| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Formação de professores para a prática: notas em procura de um materialismo consequente |
| Título(s) alternativo(s): | Teacher training for practice:notes in search of consistent materialism Formación de losprofesores para la práctica:apuntes en busca del materialismo consiguinte |
| Autor(es): | Peixoto, Elza Margarida de Mendonça |
| Resumo: | Este artigo objetiva problematizar a direção da formação dos professores para e pela prática nos limites do empirismo, encaminhando o problema em perspectiva materialista e dialética. Com esta finalidade, recupera como o problema da prática vem aparecendo nas diretrizes para a formação de professores; destaca em crítica o fetiche da prática como “experiência empírica acumulada” que imputa aos professores os limites que são estruturais do capitalismo, pontuando que esta direção também evidencia a preocupação com formação da subjetividade dos professores em correspondência com a realidade exterior à consciência. Por fim, sinaliza as contribuições de José Barata-Moura para o redirecionamento do problema em perspectiva materialista e dialética. |
| Abstract: | This article aims to problematize the direction of teacher training for and through practice within the limits of empiricism, addressing the problem in a materialist and dialectic perspective. For this purpose, it recovers how the problem of practice has been appearing in the guidelines for teacher training; criticizes the fetish of practice as “accumulated empirical experience” that imputes to teachers the structural limits of capitalism, pointing out that this direction also highlights the concern with the formation of the subjectivity of teachers in correspondence with the reality outside their consciousness. Finally, it signals José Barata-Moura's contributions to redirecting the problem from a materialist and dialectical perspective Este artículo pretende problematizar la orientación de la formación del profesorado para y por la práctica dentro de los límites del empirismo, abordar el problema desde una perspectiva materialista y dialéctica. Para ello, recupera cómo el problema de la práctica ha ido apareciendo en las directrices para la formación del profesorado; destaca en la crítica el “fetiche” de la práctica como “experiencia empírica acumulada” que imputa a los profesores los limites estructural del capitalismo, señalando que esta dirección también pone de relieve la preocupación por la formación de la subjetividad de los profesores en correspondencia con la realidad a la conciencia. Por fin, señala las contribuciones de José Barata-Moura para reconducir el problemadesde una perspectiva materialista y dialéctica. |
| Palavras-chave: | Formação de Professores Materialismo Dialético |
| CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Associação Nacional pela Formação do Profissional da Educação |
| Sigla da Instituição: | ANFOPE |
| Citação: | PEIXOTO, Elza Margarida de Mendonça. Formação de professores para a prática: notas em procura de um materialismo consequente. Formação em Movimento - Revista da ANFOPE, v. 5 n. 11 (2023): Dossiê: “Projetos institucionais de Formação de professores: concepções, experiências, narrativas e resistências”, 2023 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Identificador DOI: | https://doi.org/10.38117/2675-181X.formov2023.v5.n.11.5165 |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42297 |
| Data do documento: | 2023 |
| Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) Artigo Publicado em Periódico (PGEDU) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Formacao_Em_Movimento.pdf | 476,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.