https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42269| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Eventos formativos em Educação física na Bahia de 1995 a 2017: memória em folders |
| Título(s) alternativo(s): | Training events in physical Education in Bahia from 1995 to 2017: memory in folders |
| Autor(es): | Moreira, Luise Alves de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Leiro, Augusto César Rios |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Linhales, Meily Assbú |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Rocha Júnior, Coriolano Pereira da |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Santana Cruz, Marlon Messias |
| Resumo: | O conceito de evento deriva da reunião de pessoas para discutir um determinado assunto. Observamos, a partir dessa lente, que os eventos formativos promovem o chamamento de toda a comunidade acadêmica para compartilhar ideias pertinentes à área de conhecimento. Assim sendo, parte do processo de formação crítica no âmbito da Educação Física decorre das trocas de experiências advindas dos eventos formativos. Portanto, compreender esse tempo requer resgatar documentos de memória e seu relevo para a formação/atuação daqueles que participaram eventualmente desses encontros. Dessa forma, a presente dissertação, intitulada Eventos Formativos em Educação Física na Bahia: memória em folders tem o seguinte problema de pesquisa: de que forma os estudos sobre documentos de memória dos eventos formativos de Educação Física da Bahia comunicados através de folders contribuem e evidenciam o conhecimento da área? Trata-se de um estudo que elege a Memória, a Educação Física, os folders e os Eventos Formativos como categorias teóricas principais. Nessa perspectiva, delineamos como objetivo geral: reconhecer como os eventos formativos de Educação Física da Bahia, comunicados através de folders, ocorridos entre 1995 e 2017 contribuem e evidenciam o conhecimento da área a partir dos estudos sobre documentos de memória. Como objetivos específicos, o presente texto propõe: a) levantar material de divulgação dos eventos de Educação Física realizados no período de 1995 até 2017; b) identificar as Instituições que promoveram eventos formativos em Educação Física no período de 1995 até 2017; c) explorar a memória da produção e da socialização do conhecimento em Educação Física a partir de registros de eventos através de folders. Em vista disso, este trabalho se justifica, portanto, por ser uma salvaguarda da memória da Educação Física na Bahia sob a lente dos eventos formativos da área, além de evidenciar a produção e a socialização do conhecimento. No referencial teórico que embasa este estudo, foi estabelecido um diálogo com os autores basilares das categorias centrais desta pesquisa. Quanto à metodologia, enquadra-se como estudo de documentos de memória de natureza qualitativa e do tipo exploratório. Apresenta-se, também, como pesquisa bibliográfica e documental interessada na evocação e na preservação da memória da Educação Física na Bahia. Sendo assim, como caminho metodológico, foi organizado um inventário memorialístico de eventos formativos comunicados por meio de folders, visualizado por meio de quadros, levando-se em consideração subcategorias para uma melhor análise. Quanto à exploração e à discussão, estas foram feitas a partir do levantamento e da identificação da coleção de vinte e cinco folders de eventos ocorridos no período recortado. Posteriormente, como resultados, observamos o perfil das temáticas, das instituições e das pessoas envolvidas nos vinte e dois anos de produção científica da pesquisa em tela, promovendo, através da memória, a recomposição da história da área de conhecimento da Educação Física na Bahia. |
| Abstract: | The concept of event derives from the gathering of people to discuss a given subject. From this erspective, we observe that training events promote the call for the entire academic community to share ideas relevant to the area of knowledge. Therefore, part of the process of critical training in the field of Physical Education results from the exchange of experiences arising from training events. Therefore, understanding this time requires recovering memory documents and their relevance for the training/performance of those who occasionally participated in these meetings. Thus, this dissertation, entitled Training Events in Physical Education in Bahia: memory in folders, has the following research problem: in what way do studies on memory documents of training events in Physical Education in Bahia communicated through folders contribute to and evidence knowledge in the area? This study chooses Memory, Physical Education, folders and Training Events as the main theoretical categories. From this perspective, we outline the following general objective: to recognize how the Physical Education training events in Bahia, communicated through folders, which took place between 1995 and 2017, contribute to and demonstrate knowledge in the area based on studies of memory documents. As specific objectives, this text proposes: a) to collect promotional material for Physical Education events held from 1995 to 2017; b) to identify the institutions that promoted training events in Physical Education from 1995 to 2017; c) to explore the memory of the production and socialization of knowledge in Physical Education based on records of events through folders. In view of this, this work is justified, therefore, as it is a safeguard of the memory of Physical Education in Bahia from the perspective of training events in the area, in addition to highlighting the production and socialization of knowledge. In the theoretical framework that underpins this study, a dialogue was established with the core authors of the central categories of this research. Regarding the methodology, it is classified as a study of memory documents of a qualitative and exploratory nature. It is also presented as bibliographic and documentary research interested in evoking and preserving the memory of Physical Education in Bahia. Therefore, as a methodological path, a memorial inventory of formative events communicated through folders was organized, visualized through tables, taking into account subcategories for better analysis. Regarding exploration and discussion, these were made from the survey and identification of the collection of twenty-five folders of events that occurred in the period in question. Subsequently, as results, we observed the profile of the themes, institutions and people involved in the twenty-two years of scientific production of the research in question, promoting, through memory, the reconstruction of the history of the area of knowledge of Physical Education in Bahia. |
| Palavras-chave: | Memória Memória - Aspectos sociais Educação Física Memória Folders Eventos Formativos |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42269 |
| Data do documento: | 11-Fev-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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