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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42106
Tipo: Tese
Título: Futebol, acessibilidade e plataformas multimídia: um estudo de caso sobre a locução audiodescritiva
Autor(es): da Silva, Marcos Alexandre Sena
Primeiro Orientador: La Regina, Silvia
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Araújo, Vera Lúcia Santiago
metadata.dc.contributor.referee1: La Regina, Silvia
metadata.dc.contributor.referee2: da Silva, Manoela Cristina Correia C.
metadata.dc.contributor.referee3: Teixeira, Elizabeth Reis
metadata.dc.contributor.referee4: Farias, Sandra Regina Rosa
metadata.dc.contributor.referee5: Carneiro, Bárbara Cristina dos Santos
Resumo: O presente trabalho busca contribuir para os estudos acerca da acessibilidade audiovisual, voltando-se principalmente para a inclusão sociocultural do público com deficiência visual, por meio da audiodescrição no futebol, apoiado em plataformas multimídia. A audiodescrição é o melhor meio para acessibilizar materiais multimídias a pessoas cegas ou com baixa visão – consequentemente, considerando este mesmo pensamento e público, a locução audiodescritiva é a forma mais aconselhável, quando se trata de AD no futebol. Trata-se, então, de um tipo de locução voltada para pessoas com deficiência visual, que busca o detalhamento do maior número possível de informações sobre o que está acontecendo na partida. Nesta relação entre futebol e acessibilidade, tem-se uma relação entre uma audidoescrição com base em conceitos observados nas locuções radiofônica e televisiva. A partir destas, considera-se conceitos já imaginados e trabalhados, como ritmo, tom narrativo, intencionalidade, publicidade, foco e perspectiva – além de aspectos como terminologias adequadas, criação metafórica e jargões pessoais. Para tanto, este trabalho selecionou duas locuções audiodescritivas da Copa do Mundo do 2022: a de abertura, entre Equador x Catar (país-sede), e a de encerramento, a final, entre Argentina x França (também com as cobranças de pênaltis). A partir de cada uma, foram feitos 3 recortes (com a adição de mais um na LAD de abertura). Neste sentido, imagina-se como de extrema importância o fato de criar acessibilidade para uma partida de futebol por meio de uma transmissão multimídia – principalmente por se tratar de uma transmissão de baixo custo e longo alcance (diferentemente de uma transmissão in loco, em um estádio), mas sempre voltada ao seu público primário, as pessoas cegas ou com baixa visão.
Abstract: This work aims to contribute to studies on audiovisual accessibility, focusing primarily on the sociocultural inclusion of visually disability audiences through audio description in soccer, supported by multimedia platforms. Audio description is the best means to make multimedia materials accessible to blind or visually impaired individuals—therefore, considering this same audience, áudio-descriptive commentaries is the most advisable approach when it comes to audio description in soccer. It involves a type of narration designed for people with visual disabilities, seeking to provide as much detail as possible about what is happening in the match. In the relationship between soccer and accessibility, there is a connection between audio description based on concepts observed in radio and television broadcasts. From these, concepts such as rhythm, narrative tone, intentionality, publicity, focus, and perspective are considered — along with aspects like appropriate terminology, metaphorical creation, and personal jargon. For this purpose, this study selected two audio descriptions from the 2022 World Cup: the opening match between Ecuador and Qatar (the host country), and the final match between Argentina and France (including the penalty shootout). From each, three excerpts were analyzed (with an additional one from the opening match’s audio description). In this context, it is considered extremely important to create accessibility for a soccer match through a multimedia broadcast—mainly because it is a low-cost and far-reaching broadcast (unlike an on-site broadcast in a stadium), but always aimed at its primary audience, blind or visually disability individuals.
Palavras-chave: Locução audiodescritiva
Acessibilidade
Futebol
Deficiência visual
Plataformas multimídia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42106
Data do documento: 2-Out-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

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