| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
| dc.creator | Santos, Nancy Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-13T16:18:22Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-13T16:18:22Z | - |
| dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41997 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Museu afro | pt_BR |
| dc.subject | Museu espaço educativo | pt_BR |
| dc.subject | Museu espaço formal, informal e não escolarizado | pt_BR |
| dc.title | O museu afro e suas contribuições para a educação e formação de professoras | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Rilmar Lopes da | - |
| dc.contributor.referee1 | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
| dc.contributor.referee2 | Sotero, Edilza Correia | - |
| dc.description.resumo | O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “O Museu Afro e Suas Contribuições Para a Educação e
Formação de Professoras” foi norteado pela seguinte pergunta de pesquisa: Como os dispositivos
artísticos, no MAFRO, contribuem para a educação e formação de professoras? Nessa direção foi
construído o seguinte objetivo geral: refletir criticamente sobre as contribuições do Museu Afro-
Brasileiro-MAFRO/UFBA, enquanto espaço cultural, educativo e formativo. Como forma de
perseguir o objetivo geral proposto foi desenvolvido três capítulos com os seguintes objetivos:
contextualizar historicamente a criação dos primeiros museus no Brasil; refletir criticamente sobre o
museu enquanto espaço formal, informal e não escolarizado; e sistematizar a experiência do estágio III
no Museu Afro-Brasileiro - MAFRO/UFBA. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como um
Estudo de Caso, por se tratar da sistematização de uma experiência já realizada. Nesse sentido, a
pesquisa tem caráter predominantemente qualitativo de natureza exploratória. A fundamentação
teórica teve como principais referenciais teóricos: BARBOSA (2013); FREIRE (2011); GIL (1995);
GOHN (2006); MINAYO (1993) Além de artigos e teses com sites disponíveis na referência deste
TCC. Assim, o relatório final ficou estruturado a partir de cinco seções - introdução, três capítulos e as
considerações finais. Assim, com esta pesquisa, foi possível perceber a importância do museu
enquanto espaço cultural, educativo e formativo, assim como, contribuir com a desconstrução de
preconceitos em relação à história e culturas africanas e afro-brasileiras. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.type.degree | Licenciatura | pt_BR |
| dc.publisher.course | PEDAGOGIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|