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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41997
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSantos, Nancy Oliveira-
dc.date.accessioned2025-05-13T16:18:22Z-
dc.date.available2025-05-13T16:18:22Z-
dc.date.issued2025-01-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41997-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseu afropt_BR
dc.subjectMuseu espaço educativopt_BR
dc.subjectMuseu espaço formal, informal e não escolarizadopt_BR
dc.titleO museu afro e suas contribuições para a educação e formação de professoraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Rilmar Lopes da-
dc.contributor.referee1Siqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.referee2Sotero, Edilza Correia-
dc.description.resumoO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “O Museu Afro e Suas Contribuições Para a Educação e Formação de Professoras” foi norteado pela seguinte pergunta de pesquisa: Como os dispositivos artísticos, no MAFRO, contribuem para a educação e formação de professoras? Nessa direção foi construído o seguinte objetivo geral: refletir criticamente sobre as contribuições do Museu Afro- Brasileiro-MAFRO/UFBA, enquanto espaço cultural, educativo e formativo. Como forma de perseguir o objetivo geral proposto foi desenvolvido três capítulos com os seguintes objetivos: contextualizar historicamente a criação dos primeiros museus no Brasil; refletir criticamente sobre o museu enquanto espaço formal, informal e não escolarizado; e sistematizar a experiência do estágio III no Museu Afro-Brasileiro - MAFRO/UFBA. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como um Estudo de Caso, por se tratar da sistematização de uma experiência já realizada. Nesse sentido, a pesquisa tem caráter predominantemente qualitativo de natureza exploratória. A fundamentação teórica teve como principais referenciais teóricos: BARBOSA (2013); FREIRE (2011); GIL (1995); GOHN (2006); MINAYO (1993) Além de artigos e teses com sites disponíveis na referência deste TCC. Assim, o relatório final ficou estruturado a partir de cinco seções - introdução, três capítulos e as considerações finais. Assim, com esta pesquisa, foi possível perceber a importância do museu enquanto espaço cultural, educativo e formativo, assim como, contribuir com a desconstrução de preconceitos em relação à história e culturas africanas e afro-brasileiras.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.coursePEDAGOGIApt_BR
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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