Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41997
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O museu afro e suas contribuições para a educação e formação de professoras
metadata.dc.creator: Santos, Nancy Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Rilmar Lopes da
metadata.dc.contributor.referee1: Siqueira, Sandra Maria Marinho
metadata.dc.contributor.referee2: Sotero, Edilza Correia
metadata.dc.description.resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “O Museu Afro e Suas Contribuições Para a Educação e Formação de Professoras” foi norteado pela seguinte pergunta de pesquisa: Como os dispositivos artísticos, no MAFRO, contribuem para a educação e formação de professoras? Nessa direção foi construído o seguinte objetivo geral: refletir criticamente sobre as contribuições do Museu Afro- Brasileiro-MAFRO/UFBA, enquanto espaço cultural, educativo e formativo. Como forma de perseguir o objetivo geral proposto foi desenvolvido três capítulos com os seguintes objetivos: contextualizar historicamente a criação dos primeiros museus no Brasil; refletir criticamente sobre o museu enquanto espaço formal, informal e não escolarizado; e sistematizar a experiência do estágio III no Museu Afro-Brasileiro - MAFRO/UFBA. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como um Estudo de Caso, por se tratar da sistematização de uma experiência já realizada. Nesse sentido, a pesquisa tem caráter predominantemente qualitativo de natureza exploratória. A fundamentação teórica teve como principais referenciais teóricos: BARBOSA (2013); FREIRE (2011); GIL (1995); GOHN (2006); MINAYO (1993) Além de artigos e teses com sites disponíveis na referência deste TCC. Assim, o relatório final ficou estruturado a partir de cinco seções - introdução, três capítulos e as considerações finais. Assim, com esta pesquisa, foi possível perceber a importância do museu enquanto espaço cultural, educativo e formativo, assim como, contribuir com a desconstrução de preconceitos em relação à história e culturas africanas e afro-brasileiras.
Palabras clave : Museu afro
Museu espaço educativo
Museu espaço formal, informal e não escolarizado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41997
Fecha de publicación : 15-ene-2025
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Nancy_TCC_2025_aprovado.docx.pdf13,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.