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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41892
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação aberta e Formação de professores: construindo verbetes na Wikipédia
Título(s) alternativo(s): Open education and teacher training: building Wikipédia entries
Autor(es): Almeida, Jamile Gondim Pires de
Primeiro Orientador: Cordeiro, Salete de Fátima Noro
metadata.dc.contributor.referee1: Cordeiro, Salete de Fátima Noro
metadata.dc.contributor.referee2: Pinheiro, Daniel Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Britto, Jaqueline de Jesus dos Santos
Resumo: O presente trabalho trata a respeito da formação inicial de professores no contexto de cultura digital trazendo a Wikipédia como proposta formativa em um contexto que clama por práticas de educação aberta. Desde o advento da internet houve uma expansão da produção e utilização de bens e recursos do campo da cultura, marcando a celeridade de todo compartilhamento e distribuição de documentos, conteúdos e informações. As ambiguidades entram em curso quando a facilidade de disponibilização e compartilhamento digital desses conteúdos encontra regimes de escassez artificial (Simon, 2008), que principalmente através de regimes jurídicos (leis de direitos autorais, patentes, acordos internacionais) impedem a livre circulação e usufruto de recursos não-rivais. A partir desse contexto contraditório, a ideia da Wikipédia faz parte do conceito de uso colaborativo e sustentável, baseada principalmente no uso do software livre e conteúdos abertos. A questão principal da investigação é saber quais são os dispositivos materiais que podem colaborar para a formação inicial de professores tendo no horizonte a educação aberta? Desse modo, nosso objetivo geral é compreender como o uso de recursos que promovem a educação aberta podem colaborar na formação inicial de professores. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa (Denzin; Lincoln, 2006), (Minayo, 2007) que possibilitou a construção de dados a partir do estudo e análise da Wikipédia, revisão bibliográfica, pesquisa empírica e investigação na plataforma Wikipédia. Para coleta de dados foi criado um grupo de estudos da Wikipédia (WikiGEC) formado por dois estudantes da graduação, dois da pós-graduação e u a professora do ensino superior. Posteriormente foram aplicados dois questionários online, um para estudantes e outro para docentes do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). E ainda a pesquisadora lançou mão de entrevistas semi-estruturadas com alguns participantes do WikiGEC, e do diário de campo. Foi obtido desses questionários 10 professores respondentes em que 5 deles fazem uso da Plataforma Wikipédia e, 31 estudantes respondentes, em que todos dizem conhecer e utilizar, entretanto a prática é majoritariamente de acesso para consumo de informações, e não como editores. Apenas uma estudante de graduação mencionou haver editado na Wikipédia, mas foi em seu percurso na educação básica. Como resultados temos uma grande perspectiva de usabilidade enquanto consumo dos recursos disponíveis na Wikipédia, muito mais pelos estudantes que pelos professores. O desconhecimento da plataforma leva a baixa presença de um olhar para edição e produção de conteúdos. Ainda por parte dos professores observamos uma baixa percepção ao potencial para formação inicial de professores, essa provavelmente atribuída a uma baixa confiabilidade nos verbetes produzidos. Conclui-se que embora a Wikipédia seja extremamente reconhecida e utilizada como fonte de consulta entre professores e estudantes, sua potencialidade como dispositivo de formação inicial de professores ainda é subexplorada, especialmente no que tange à produção colaborativa de conteúdo. No entanto, vê-se como necessário mais formação dos docentes nos REA transformando esses dispositivos em excelentes formadores críticos e colaborativos para futuros educadores.
Abstract: The present study deals with the initial training of teachers in the context of digital culture, using Wikipedia as a training proposal in a context that calls for open education practices. Since the advent of the Internet, there has been an expansion in the production and use of goods and resources in the field of culture, marking the speed of all sharing and distribution of documents, content and information. Ambiguities arise when the ease of making these contents available and sharing them digitally encounters regimes of artificial scarcity (Simon, 2008), which mainly through legal regimes (copyright laws, patents, international agreements) impede the free circulation and enjoyment of non-rival resources. From this contradictory context, the idea of ​​Wikipedia is part of the concept of collaborative and sustainable use, based mainly on the use of free software and open content. The main question of the investigation is to know which material devices can collaborate in the initial training of teachers with open education in mind? Thus, our general objective is to understand how the use of resources that promote open education can collaborate in the initial training of teachers. The research methodology used was the qualitative approach (Denzin; Lincoln, 2006; Minayo, 2007), which enabled the construction of data from the study and analysis of Wikipedia, bibliographical review, empirical research and investigation on the Wikipedia platform. To collect data, a Wikipedia study group (WikiGEC) was created, consisting of two undergraduate students, two graduate students, and a higher education professor. Two online questionnaires were subsequently administered, one to students and the other to professors of the undergraduate Pedagogy course at the School of Education of the Federal University of Bahia (FACED/UFBA). The researcher also used semi-structured interviews with some WikiGEC participants and a field diary. These questionnaires yielded 10 teacher respondents, 5 of whom use the Wikipedia platform, and 31 student respondents, all of whom said they were familiar with and used it. However, their practice was mainly to access information for consumption, not as editors. Only one undergraduate student mentioned having edited on Wikipedia, but this was during her basic education career. The results show a high level of usability in terms of the use of resources available on Wikipedia, much more so for students than for teachers. The lack of knowledge about the platform leads to a low level of attention to editing and content production. Furthermore, teachers have observed a low perception of its potential for initial teacher training, which is probably attributed to the low reliability of the entries produced. The conclusion is that although Wikipedia is highly recognized and used as a source of reference among teachers and students, its potential as a device for initial teacher training is still underexploited, especially with regard to collaborative content production. However, it is seen as necessary to provide more training for teachers in OER, transforming these devices into excellent critical and collaborative trainers for future educators.
Palavras-chave: educação aberta
formação de professores
Wikipédia
autoria
protagonismo
pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: ALMEIDA, Jamile Gondim Pires de. Educação aberta e formação de professores: construindo verbetes na Wikipédia. Orientadora: Salete de Fátima Noro Cordeiro. E2024. 74f. Monografia - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41892
Data do documento: 6-Set-2024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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