Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41849
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN)
Título: Danças africanas: trajetórias e linguagens das danças mandingas em Florianópolis
Título(s) alternativo(s): African dances: trajectories and languages of mandèn dances in Florianópolis
Autor(es): Scirea, Simone Fortes
Primeiro Orientador: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.contributor.referee1: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.contributor.referee2: Conrado, Amélia Vitória de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Alencar, Alexandra Eliza Vieira
Resumo: Este trabalho, intitulado como Danças africanas: trajetórias e linguagens das danças mandingas em Florianópolis é o resultado de uma trajetória de fazeres de quase três décadas em danças de matriz afro em Florianópolis, Santa Catarina, inicialmente com ênfase nas danças afro brasileiras ou afro diaspóricas trazida por professoras,dançarinas destas danças enquanto pesquisa e investigação artística em dança. Porém, como foco deste trabalho, abordarei as danças de matriz africana em especial a partir da chegada das danças mandèn em Florianópolis (2003) enquanto construção de linguagem artística e formação de bailarinos(as) afro mandèn, que motivadas por estas práticas, abrangem valores para além da dança, num desenvolver de saberes afro referenciados e enquanto conhecimento da cultura africana. Assim, serão apresentados apontamentos de relevância destes fazeres enquanto processos de ensino e aprendizagem. O trabalho expõe reflexões com base nesta trajetória e vivência em danças mandingas num percurso da autora vivenciado junto ao Coletivo Abayomi de Florianópolis e traz como referenciais desta cultura, expondo em forma de documentário as mini biografias de alguns mestres artistas mandèn, bem como suas falas sobre a cultura mandèn e os processos de ensino. Serão apresentadas duas produções bibliográficas, artigos publicados nos Anais da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, uma produção artística, composta por um vídeo documentário intitulado “Rotas, cruzos e meios de aprendizagem: um documentário sobre as danças mandèn no contexto brasileiro” e uma produção técnico tecnológica, composta por um Caderno didático: “Solfejo e musicalidade rítmica para bailarinos(as): Afro referências Mandèn”, demonstrativo com solfejos de três ritmos mandèn seguido de danças específicas de cada ritmo.
Abstract: This work, titled “African dances: trajectories and languages of Mandèn dances in Florianópolis”, is the result of nearly three decades of engagement and practice in Afro-based dances in Florianópolis, Santa Catarina. The investigation initially focuses Afro-Brazilian or Afro-diasporic dances introduced by teachers and dancers of such dances as a field of research and exploration in artistic dance. However, as a central subject of this work, African-rooted dances are addressed, especially following the introduction of Mandèn dances in Florianópolis in 2003 as a means of construction of artistic language and of formation of afro-Mandèn dancers who, motivated by these practices, end up encompassing values beyond the dance itself, fostering Afro-referenced knowledge and African cultural awareness. Thus, this study presents significant insights into these practices as processes of teaching and learning. It also reflects on this trajectory of Mandèn dances from the perspective of the author's experiences alongside the Abayomi Collective in Florianópolis in the form of a documentary and of mini biographies of Mandèn artists and masters, which are taken as references of the Mandèn culture, including their speeches about the Mandèn culture and their teaching processes. This work includes two written productions, which are articles that were published in the Annals of the National Association of Dance Researchers. An artistic production is also included, consisting of a video documentary titled “Routes, crosses and means of learning: a documentary about the Mandèn dances in the Brazilian context”, besides a technical-technological production in the form of an educational notebook titled “Solfege and rhythmic musicianship for dancers: afro-Mandèn references”, which is a demonstration of the solfege of three Mandèn rhythms followed by its respective dances.
Palavras-chave: Dança
Danças africanas Mandèn
Guiné - África Oeste
Linguagens das danças mandèn
Guiné - Brasil
Danças de matriz africana em Florianópolis (SC)
Processos de ensino e aprendizagem
Dança - Estudo e ensino
Danças afro-brasileiras - Florianópolis (SC)
Relações Culturais
Mandèn (Dança)
Coletivo Abayomi (Florianópolis, SC).
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41849
Data do documento: 16-Ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC final para homologação_compressed_organized.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.