https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41746| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Aspectos semióticos na produção de animações matemáticas. |
| Autor(es): | Cardoso, João Carlos dos Anjos |
| Primeiro Orientador: | Mello, Vinicius Moreira |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Mello, Vinicius Moreira |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Cunha, Kleyber Mota da |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Ferreira, Maridete Brito Cunha |
| Resumo: | Este trabalho integra `a tem´atica ensino de matem´atica trˆes temas que mantˆem, entre si, um di´alogo mais atual do que nunca: filosofia da matem´atica, semi´otica e recursos computacionais no ensino. Isso se justifica pelo fato de, em todos os n´ıveis de ensino, a matem´atica ser uma ´area na qual os estudantes ainda apresentam uma consider´avel dificuldade de aprendizagem e pelo fato de existirem muitos trabalhos em educa¸c˜ao matem´atica apontando o uso de recursos computacionais como um auxiliar na resolu¸c˜ao dessas dificuldade, embora isso, por si s´o, n˜ao seja suficiente para resolver o problema. O fato de as crian¸cas, adolescentes e jovens j´a serem nativos digitais pode explicar essa importˆancia. Mas compreender as dificuldades no aprendizado do conhecimento matem´atico implica, sem duvida, compreender o que ´e esse conhecimento matem´atico, isto ´e, sua natureza, que ´e abstrata. A Teoria dos Registros de Representa¸c˜ao Semi´otica discorre muito bem sobre isso e enfatiza sua rela¸c˜ao com a aprendizagem em matem´atica. Ent˜ao esses temas s˜ao, de modo l´ogico e coeso, abordados e integrados no trabalho, at´e serem aplicados `a analise do produto educacional associado ao mesmo, que corresponde a anima¸c˜oes envolvendo representa¸c˜oes de alguns conceitos aritm´eticos e alg´ebricos, desenvolvidas a partir de algoritmos computacionais em linguagem Python, com uso da biblioteca Manim. Neste trabalho, o novo recurso que possibilita usar c´odigos Python para fazer constru¸c˜oes no GeoGebra tamb´em ´e usado para fazer anima¸c˜oes da mesma natureza, de um modo de melhor usabilidade em sala de aula pelo professor leitor, encerrando o trabalho. |
| Abstract: | This work integrates three themes into the teaching of mathematics that maintain a more current dialogue with each other than ever before: philosophy of mathematics, semiotics and computational resources in teaching. This is justified by the fact that, at all levels of education, mathematics is an area in which students still have considerable learning difficulties and by the fact that there are many works in mathematics education pointing to the use of computational resources as an aid in resolution of these difficulties, although this, in itself, is not enough to solve the problem. The fact that children, teenagers and young people are already digital natives may explain this importance. But understanding the difficulties in learning mathematical knowledge undoubtedly implies understanding what this mathematical knowledge is, that is, its nature, which is abstract. The theory of semiotic representation registers discusses this very well and emphasizes its relationship with learning in mathematics. Then these themes are, in a logical and cohesive way, addressed and integrated into the work, until they are applied to the analysis of the educational product associated with it, which corresponds to animations involving representations of some arithmetic and algebraic concepts, developed from computational algorithms in language Python, using the Manim library.The new feature that allows the use of Python codes to make constructions in GeoGebra is also used to make animations of the same nature, in a way of better usability in the classroom by the reading teacher, ending the work. |
| Palavras-chave: | Filosofia Computação Matemática Algoritmos Semiótica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Matemática |
| metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
| Citação: | CARDOSO, João Carlos dos Anjos. Aspectos semióticos na produção de animações matemáticas. 2024. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística - IME, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41746 |
| Data do documento: | 15-Mai-2024 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFMAT) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Joao Carlos dos Anjos Cardoso dissertaçao.pdf FINAL.pdf | 2,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.