https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41732| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Formação de pedagogos na UFBA para atuação na educação especial: desafios da inclusão de estudantes com TEA em sala de aula |
| Título(s) alternativo(s): | Training of pedagogues at UFBA for work in special education: challenges of including students with asd in the classroom |
| Autor(es): | Neris, Rose Gomes |
| Primeiro Orientador: | Uzêda, Sheila de Quadros |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Uzêda, Sheila de Quadros |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Machado, Taiane Abreu |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Andrade, Juliana Santos |
| Resumo: | Considerando-se as vivências ao longo do curso de pedagogia, durante os estágios curriculares e extracurriculares, observou-se um aumento significativo das matrículas de crianças com TEA no município de Salvador, o que motivaram o interesse pela temática. Então, objetiva-se de uma forma geral analisar se a formação inicial de discentes no curso de Pedagogia da UFBA contempla o processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Sendo assim, foram delineados os seguintes objetivos específicos: identificar os componentes ofertados na matriz curricular do curso de Pedagogia da UFBA, que abordam o processo de inclusão escolar de crianças com TEA; compreender as percepções dos discentes do curso de Pedagogia sobre a formação inicial recebida para atuarem com estudantes com TEA; e refletir sobre as perspectivas e os desafios encontrados ao longo do curso de Pedagogia da UFBA para desenvolverem uma prática pedagógica inclusiva com crianças com TEA. Para tanto, procedeu-se a uma metodologia com uma abordagem qualitativa descritiva e o método científico utilizado foi o fenomenológico. A pesquisa envolveu duas etapas: o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo. Como técnica de coleta, optou-se pela entrevista semiestruturada com discentes. O tratamento e a discussão dos dados foram realizados a partir da categorização das informações. Desse modo, observa-se que o componente relacionado ao TEA, mais citado pelos discentes de pedagogia da UFBA, foi Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. A maioria dos discentes percebem que a base curricular é suficiente para que se tenha base sobre a temática. Sendo assim, permite concluir que é importante pensar e refletir em proposições para uma prática de ensino-aprendizagem voltado especificamente para as crianças com TEA. É importante pensar na possibilidade já na graduação, que essas práticas já podem ser do interesse dos graduandos, e não apenas nos cursos de pós-graduação. |
| Abstract: | Considering the experiences throughout the Pedagogy course, during curricular and extracurricular internships, a significant increase in the enrollment of children with ASD in the city of Salvador was observed, which motivated the interest in the subject. Therefore, the general objective is to analyze whether the initial training of students in the Pedagogy course at UFBA contemplates the process of inclusion of children with Autism Spectrum Disorder. Therefore, the following specific objectives were outlined: to identify the components offered in the curricular matrix of the Pedagogy course at UFBA, which address the process of school inclusion of children with ASD; to understand the perceptions of the students of the Pedagogy course about the initial training received to work with students with ASD; and to reflect on the perspectives and challenges encountered throughout the Pedagogy course at UFBA to develop an inclusive pedagogical practice with children with ASD. To this end, a descriptive qualitative approach was used, and the scientific method used was phenomenological. The research involved two stages: bibliographical survey and field research. The semi-structured interview with students was chosen as the collection technique. Data processing and discussion were carried out based on the categorization of information. Thus, it is observed that the component related to ASD most cited by UFBA pedagogy students was Education of People with Special Educational Needs. Most students perceive that the curricular base is sufficient to have a basis on the subject. Therefore, it is possible to conclude that it is important to think and reflect on proposals for a teaching-learning practice specifically aimed at children with ASD. It is important to consider the possibility already in undergraduate studies, so that these practices may already be of interest to undergraduates, and not only in postgraduate courses. |
| Palavras-chave: | Formação de Professores Educação Inclusiva Transtorno do Espectro Autista (TEA) Educação Infantil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41732 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC FINAL AJUSTADO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso Rose Gomes Neris | 878,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.