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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41731
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A construção da identidade individual e social das crianças de 0 a 3 anos através dos vínculos afetivos: uma revisão sistemática
Título(s) alternativo(s): The construction of individual and social identity of children aged 0 to 3 years through affective ties: a systematic review
Autor(es): Ventura, Ashley Emily
Primeiro Orientador: Ribeiro-Velázquez, Silvanne
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro-Velázquez, Silvanne
metadata.dc.contributor.referee2: Franca Soares, Leila da
metadata.dc.contributor.referee3: Leite Lima, Lucineide Ribas
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o papel dos vínculos afetivos na construção da identidade individual e social de crianças de 0 a 3 anos, considerando as relações estabelecidas no ambiente familiar e na escola de Educação Infantil. A problemática central da pesquisa busca compreender como as interações e construção de vínculos afetivos entre familiares, educadores, bebês e crianças pequenas influenciam a construção e o desenvolvimento da identidade infantil. Na nossa busca bibliográfica, encontramos inúmeros artigos relacionados aos vínculos e afetividade sob a perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento, mas menos numerosos são os que relacionam esta importante dimensão humana a Pedagogia ou a Sociologia da Infância, por exemplo. O estudo foi conduzido por meio de uma revisão sistemática da literatura, analisando produções acadêmicas publicadas entre 2010 e 2024. A escolha desse período se justifica pelo marco das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/Brasil, 2009), um documento normativo, de caráter mandatório, fundamental para os avanços no campo curricular da Educação Infantil e na garantia dos direitos das crianças de 0 a 6 anos. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Wallon (1995; 2010), Falk (2021; 2022), Soares (2020), Appell e David (2021), entre outros, que discutem a relevância dos vínculos afetivos na primeiríssima infância. Os resultados da pesquisa destacam que a construção da identidade infantil está estreitamente relacionada as interações afetivas estabelecidas nos primeiros anos de vida, sendo essencial que educadores e familiares reconheçam a importância da afetividade como elemento central no desenvolvimento da criança. Ademais, evidencia-se a necessidade de mais estudos relacionando o tema aos contextos familiares, assim como a garantia de formação continuada para as educadoras que atuam na Educação Infantil, além do fortalecimento de políticas públicas, com ênfase na integração entre cuidado e educação, destacando a importância da construção de vínculos afetivos por parte da família e da escola.
Abstract: This study aims to analyze the role of emotional bonds in the construction of the individual and social identity of children aged 0 to 3 years, considering the relationships established in the family environment and in early childhood education schools. The central problem of the research seeks to understand how the interactions and construction of emotional bonds between family members, educators, babies and young children influence the construction and development of children's identity. In our bibliographic search, we found numerous articles related to bonds and affection from the perspective of Developmental Psychology, but fewer are those that relate this important human dimension to Pedagogy or the Sociology of Childhood, for example. The study was conducted through a systematic literature review, analyzing academic productions published between 2010 and 2024. The choice of this period is justified by the framework of the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI/Brazil, 2009), a normative document, of a mandatory nature, fundamental for advances in the curricular field of Early Childhood Education and in guaranteeing the rights of children aged 0 to 6 years. The theoretical foundation was based on authors such as Wallon (1995; 2010), Falk (2021; 2022), Soares (2020), Appell and David (2021), among others, who discuss the relevance of affective bonds in early childhood. The results of the research highlight that the construction of children's identity is closely related to the affective interactions established in the first years of life, and it is essential that educators and family members recognize the importance of affection as a central element in the child's development. Furthermore, there is a clear need for further studies relating the topic to family contexts, as well as ensuring continued training for educators working in Early Childhood Education, in addition to strengthening public policies, with an emphasis on the integration between care and education, highlighting the importance of building emotional bonds between the family and the school.
Palavras-chave: identidade infantil
vínculos afetivos
educação infantil
crianças de 0 a 3 anos
desenvolvimento infantil
CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41731
Data do documento: 13-Fev-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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