Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41435
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Abordagem Pikler e a prática pedagógica com bebês e crianças bem pequenas
Autor(es): Colaço, Alba Bandeira
Primeiro Orientador: Santos, Marlene Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Marlene Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Paim, Patricia Guimarães
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Jamille Pereira Pimentel dos
Resumo: O presente trabalho tem como tema a Abordagem Pikler e suas contribuições para a educação de bebês e crianças bem pequenas. O objetivo geral delineado foi compreender quais os princípios de tal abordagem que fundamentam as práticas pedagógicas com bebês e crianças bem pequenas. Foi feita também a busca por compreender quais as concepções da abordagem sobre criança, bebê, desenvolvimento infantil, cuidado, autonomia, motricidade e brincar livre. A pesquisa se justifica pela necessidade de aprofundamento teórico na formação em pedagogia e pela relevância dessa abordagem para a Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica fundamentada nas orientações de Gil (2002), utilizando os livros recomendados pela Rede Pikler Brasil e de autoras que trabalharam diretamente com Emmi Pikler: Judit Falk (2021a; 2022a), Suzana Macedo Soares (2020); Eva Kálló e Györgyi Balog (2021). As referências para contextualização deste trabalho em torno da educação de bebês e crianças bem pequenas no Brasil foram Guimarães (2017), Kuhlmann Jr. (1991; 2000a; 2000b), Del Priore (1991), Ramos (1991), Barbosa (2010), além de materiais institucionais e documentos legais, como “Brinquedos e Brincadeiras nas Creches” (Brasil, 2012) e dos “Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças” (Brasil, 2009a). Como resultado da pesquisa bibliográfica é sintetizado dois princípios da Abordagem Pikler: o relacionamento entre educadora e criança, baseado em profundo vínculo afetuoso e no cuidado delicado e respeitoso dedicado à criança, que contribui na sua saúde emocional e no sentimento de segurança; e o brincar livre, a ação motora livre, que resulta no descobrimento e exploração do mundo ao redor, em conquista de autonomia, autoestima e sentimento de competência. Conclui-se que a Abordagem Pikler oferece contribuições para a educação de bebês e crianças bem pequenas, principalmente no que tange a construção de uma “nova ética” do cuidado, com recomendações sobre as posturas das educadoras e valiosas sugestões de práticas, espaços e materiais para o trabalho pedagógico nas creches.
Palavras-chave: Abordagem Pikler
Bebês
Crianças bem pequenas
Educação Infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41435
Data do documento: 2-Set-2024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Alba_Bandeira.docx (2).pdfMonografia apresentada como trabalho de conclusão de curso de Pedagogia da estudante Alba Bandeira Colaço. Documento com Ata de aprovação assinada.2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.