Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41230
Tipo: Dissertação
Título: Tap(a) na cara: mulheres negras na dança tap e suas histórias brilhantes
Autor(es): Gori, Ana Luiza de Castro Leite
Primeiro Orientador: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.contributor.referee1: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.contributor.referee2: Conrado, Amélia Vitória de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Quirino, Kelly Tatiane
Resumo: Este estudo é dignificante, retrata com respeito, amor e verdade as mulheres negras na dança tap, incluindo eu mesma. Muitas, para não dizer em sua maioria mulheres sem rosto, sem nome, sem história, mas que, em busca, achei seus rastros, seus legados, suas presenças vivas junto à minha. A dança tap fundamentada em berço africano e diaspórico e sedimentada pelo matriarcado e filosofias relacionadas que serão discutidas neste estudo, como o Mulherismo Afrikana (Weems, 2020), a construção de gênero (Oyěwùmí, 2021), o patriarcado branco heterossexual e como essas instituições perpassam a vivência das mulheres negras e suas mulheridades. Este trabalho reflete a indignação de meus anos de prática da dança tap, cuja trajetória foi forjada em apagamentos, mas que, como característica primordial da mulher negra, eu soube trilhar o caminho que me levou a prosperar. Ao descobrir em minha pesquisa outras mulheres negras nesse fazer fui ganhando força para utilizar formas de escritas pautadas em fabulação (Hartman, 2022), deboche, ironia (Paixão e Santos, 2017), a malandragem (Santos, 2020) e um outro pensamento do que virá, o afrofuturismo (Freitas, 2015 e Womack, 2013). O caminho escolhido na encruzilhada entre África e Europa encontrou comprovadamente a dança tap sendo formada na negritude, muito antes de qualquer encontro com outros povos ditos contemporâneos. Histórias serão contadas pois nós as contaremos, nós seremos as vozes de um tempo que existiu, existe e existirá. As mulheres negras banhadas em seus saberes, constituíram, mantiveram e fincaram os seus pés no melhor ritmo das suas vidas que hoje chamamos tap.
Abstract: This study is dignifying, it portrays black women in tap dance with respect, love and truth, including myself. Many, not to say most of them, faceless, nameless, historyless women, but in my research, I found their traces, their legacies, their living presences alongside mine. Tap dance is based on an African and diasporic cradle and is sedimented by matriarchy and related philosophies that will be discussed in this study, such as Afrikana Womanism (Weems, 2020), the construction of gender (Oyěwùmí, 2021), heterosexual white patriarchy and how these institutions permeate the experience of black women and their womanhood. This work reflects the indignation of my years of practicing tap dance, whose trajectory was forged in erasures, but which, as a primordial characteristic of black women, allowed me to follow the path that led me to prosper. Upon discovering in my research other black women doing this, I gained strength to use forms of writing based on fable (Hartman, 2022), debauchery, irony (Paixão and Santos, 2017), street smarts (Santos, 2020) and another thought of the future, Afrofuturism (Freitas, 2015 and Womack, 2013). The path chosen at the crossroads between Africa and Europe clearly found tap dance being formed in blackness, long before any encounter with other so-called contemporary peoples. Stories will be told because we will tell them, we will be the voices of a time that existed, exists and will exist. Black women, bathed in their knowledge, established, remained and maintained their feet in the best rhythm of their lives that today we call tap.
Palavras-chave: Dança Tap
Mulheres Negras
História do Tap
Sapateado Americano
Dança americana - História e crítica
Sapateado - História e crítica.
Negras na arte
Negras na dança
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41230
Data do documento: 6-Jun-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ana Luiza de Castro.pdf5,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.