Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40859
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação e práticas pedagógicas antirracistas para o ensino de ciências: epistemologias negro femininas para uma ciência encruzilhada
Other Titles: Anti-racist education and pedagogical practices for science teaching: black feminine epistemologies for a crossroads science
metadata.dc.creator: Santos, Andreza Bispo dos Anjos
metadata.dc.contributor.advisor1: Vieira, Fábio Pessoa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Frederik Moreira
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Adilbênia Freire
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Frederik Moreira
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Ecivaldo de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Vieira, Fábio Pessoa
metadata.dc.description.resumo: A marginalização dos conhecimentos africanos e afro-brasileiros nos sistemas educacionais têm sido uma realidade persistente, contribuindo para a perpetuação do racismo. Esta dissertação busca abordar essa lacuna ao explorar as epistemologias negro-femininas e seu potencial para enriquecer o ensino de ciências. O estudo concentra-se nas experiências e no pertencimento da autora. O objetivo principal deste estudo é analisar como as epistemologias negro-femininas podem informar e enriquecer o ensino de ciências, especialmente em relação à perspectiva antirracista e antissexista. Ao reconhecer e valorizar os conhecimentos africanos e afro-brasileiros, espera-se promover uma sociedade mais equânime, superando as barreiras impostas pelo racismo. A pesquisa baseia-se numa abordagem qualitativa teórico-metodológico, utilizando a teoria da afrocentricidade e a metodologia dos Odus como fundamentos teóricos. A produção de dados envolve a oralitura, bibliografia, a própria vivência, e análise textual afrocentrada. Essas metodologias permitem uma compreensão aprofundada das epistemologias negro-femininas e sua aplicação no ensino de ciências. Os resultados da pesquisa, destacados pela escrevivência, trazem memórias afetivas e uma base cultural afro-brasileira como resistência e preservação cosmogônica de mulheres negras. As epistemologias negro-femininas são fundamentadas em valores ancestrais e epistêmicos, oferecendo uma pedagogia própria que pode informar práticas pedagógicas inclusivas e representativas. Esta dissertação conclui que as epistemologias negro-femininas têm o potencial de enriquecer significativamente o ensino de ciências, oferecendo uma perspectiva crítica e contextualizada. Ao reconhecer e valorizar esses conhecimentos, podemos avançar em direção a uma educação mais inclusiva e representativa, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa. As implicações práticas deste estudo incluem recomendações para a incorporação das epistemologias negro-femininas no currículo escolar e na formação de professores. Além disso, destaca a importância de reconhecer e valorizar os saberes das comunidades afrodescendentes e africanas como uma forma de promover uma educação verdadeiramente transformadora.
Abstract: The marginalization of African and Afro-Brazilian knowledge in educational systems has been a persistent reality, contributing to the perpetuation of racism. This dissertation seeks to address this gap by exploring Black female epistemologies and their potential to enrich science education. The study focuses on the experiences and belonging of the author. The primary objective of this study is to analyze how Black female epistemologies can inform and enrich science teaching, particularly from an anti-racist and anti-sexist perspective. By recognizing and valuing African and Afro-Brazilian knowledge, it is hoped to promote a more equitable society, overcoming the barriers imposed by racism. The research is based on a qualitative theoretical and methodological approach, using Afrocentric theory and the Odus methodology as theoretical foundations. The data production involves oral tradition, bibliography, personal experience, and Afrocentric textual analysis. These methodologies allow for an in-depth understanding of Black female epistemologies and their application in science teaching. The research results, highlighted by the concept of "escrevivência," bring affective memories and an Afro-Brazilian cultural base as resistance and cosmogonic preservation of Black women. Black female epistemologies are grounded in ancestral and epistemic values, offering a unique pedagogy that can inform inclusive and representative pedagogical practices. This dissertation concludes that Black female epistemologies have the potential to significantly enrich science education, offering a critical and contextualized perspective. By recognizing and valuing this knowledge, we can move towards a more inclusive and representative education, contributing to the construction of a more just society. The practical implications of this study include recommendations for the incorporation of Black female epistemologies into the school curriculum and teacher training. Additionally, it highlights the importance of recognizing and valuing the knowledge of Afro-descendant and African communities as a way to promote truly transformative education.
Keywords: epistemologias negras
ensino de ciências
aspectos sociais
mulheres negras
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40859
Issue Date: 28-Aug-2024
Appears in Collections:Dissertação (PPGEFHC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO-ANDREZA BISPO DOS ANJOS SANTOS final.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.