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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40838
Tipo: Dissertação
Título: Questões sociocientíficas e o diálogo intercultural: um estudo colaborativo no contexto de comunidades tradicionais.
Título(s) alternativo(s): Socio-scientific issues and intercultural dialogue: a collaborative study in the context of traditional communities.
Autor(es): Araujo, Geane Machado
Primeiro Orientador: Baptista, Geilsa Costa Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Baptista, Geilsa Costa Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Matias, Aluska da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Guimarães, Ana Paula Miranda
Resumo: As questões sociocientíficas e a interculturalidade no Ensino de Ciências são o foco deste estudo. A Ciência é geralmente percebida como a única forma de conhecimento válido, gerando uma visão de superioridade conhecida como cientificismo, que diminui a importância de outros saberes. Isso acontece quando apenas os conhecimentos científicos estão presentes na sala de aula, sendo essencial proporcionar momentos que incluam diferentes conhecimentos e promovam o diálogo intercultural principalmente em comunidades tradicionais. A diversidade cultural é inerente ao espaço escolar, incluindo diferentes saberes, por isso é importante contextualizar o conhecimento científico com a realidade sociocultural dos estudantes, e a inclusão de questões sociocientíficas no ensino é uma oportunidade para isso. No entanto, existem alguns desafios relacionados principalmente com a formação docente que dificultam a implementação dessa abordagem. A presente pesquisa, possui um formato multipaper com o objetivo geral de analisar a viabilidade do diálogo intercultural no Ensino de Ciências em escolas situadas em comunidades tradicionais, através de uma sequência didática com questão sociocientífica direcionada às suas realidades. Para atingir esse objetivo, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: investigar a relação entre questões sociocientíficas e o diálogo intercultural na literatura da área; analisar uma sequência didática com uma questão sociocientífica para a promoção do diálogo intercultural; e avaliar os tipos de abordagens (dialógica ou de autoridade) entre a professora e os estudantes durante a aplicação de uma sequência didática com QSC. Na revisão sistemática, constatamos que ambos os temas foram abordados nos artigos analisados, porém, não encontramos uma relação explícita entre eles. As semelhanças entre eles se deram pelo fato de apresentarem, de maneira separada, dificuldades e possibilidades na abordagem tanto das questões sociocientíficas quanto do diálogo intercultural, além de propostas de ensino que contribuem para a literatura e podem ser utilizadas por outros professores em suas práticas pedagógicas. Percebemos, assim, a necessidade de estudos adicionais para integrar essas abordagens. Com base nessa compreensão, propusemos a criação colaborativa de uma sequência didática com uma professora da Educação Básica com o intuito de incorporar questões sociocientíficas e promover o diálogo intercultural no contexto de comunidades tradicionais. Conscientes dos desafios envolvidos, nossa intenção foi contribuir auxiliando a professora para a elaboração e implementação da sequência didática. Durante esse processo, nos propusemos a analisar a sequência didática para o diálogo intercultural, o que nos permitiu ouvir e considerar opiniões de professores e pesquisadores da área, por meio de uma validação da sequência incluindo ajustes necessários para contribuir na melhoria da proposta. Feito isso, seguimos para a aplicação com a intenção de avaliar os tipos de abordagens ocorridas entre a professora e os estudantes durante o processo. Percebemos que a sequência didática com QSC permitiu o diálogo intercultural e contribuiu com reflexões importantes que tendem a auxiliar os professores em suas práticas envolvendo o diálogo de temas controversos.
Abstract: Socio-scientific issues and interculturality in science teaching are the focus of this study. Science is generally perceived as the only form of valid knowledge, generating a superiority view, known as scientism, which diminishes the importance of other types of knowledge. It often happens when only scientific knowledge is seen in a classroom, and it is essential to include moments to promote intercultural dialogue between different types of knowledge, especially in traditional communities. Cultural diversity is inherent to the school environment, including different knowledge, so it is important to contextualize scientific knowledge with the sociocultural reality of students, with the inclusion of socio-scientific issues in teaching. However, there are challenges, mainly related to teacher training, making it difficult to implement this approach. This research has a multipaper approach, general objective of analyzing the viability of intercultural dialogue in Science Teaching in schools located in traditional communities, through a didactic sequence with a socio-scientific question aimed at their realities. To achieve this objective, we established the following specific objectives: investigate the relationship between socio-scientific issues and intercultural dialogue in the literature about the area; analyze a didactic sequence with a socio-scientific issue to promote intercultural dialogue; and evaluate the types of approaches (dialogical or authoritative) between the teacher and students during the application of a didactic sequence with SSQ. In the systematic review, we found that both themes were addressed in the articles analyzed, however, we did not find an explicit relationship between them. The similarities are mostly because they present, separately, difficulties and possibilities in their approach, in addition to teaching proposals that contribute to literature and can be used by other teachers in their pedagogical practices. We therefore see the need for additional studies integrating these approaches. Based on this understanding, we proposed the collaborative creation of a didactic sequence with a teacher, aiming to incorporate socio-scientific issues and promote intercultural dialogue in the context of traditional communities. Aware of the challenges involved, our intention was to contribute by helping the teacher to develop and implement the teaching sequence. During this process, we analyzed the sequence for intercultural dialogue, which allowed us to listen to and consider opinions from teachers and researchers in the area, including necessary adjustments to improve the proposal. After that, we proceeded to the application of the sequence to evaluate the approaches between the teacher and students during the process. We noticed that the didactic sequence with SSQ allowed intercultural dialogue and contributed with important reflections that tend to help teachers in their practices involving dialogues on controversial topics.
Palavras-chave: Questões sociocientíficas
Diálogo intercultural
Comunidades tradicionais
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40838
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

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