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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40824
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A confluência da Educação Quilombola com Teatro
Autor(es): Silva, Elizete Teodoro
Primeiro Orientador: Pompeu, Raphael Rodrigues
Resumo: Este trabalho intitulado “A confluência da Educação Quilombola com as Artes Cênicas” propõe investigar abordagens metodológicas na confluência entre a Educação Quilombola e o ensino de Teatro. Os processos criativos e de convivência foram conduzidos ao longo das aulas, realizadas na Comunidade Quilombola Santo Antônio e Vidal, território do recôncavo, São Félix - BA, durante uma experiência de estágio em espaços não-formais. A pesquisa teve como objetivo principal a educação escolar quilombola, amparada nas leis 10.639 (Brasil, 2003), 11.645 (Brasil, 2008) e na Resolução CNE 08/2012 (Brasil, 2012). Na busca por ampliação das possibilidades para fortalecimento da identidade e no diálogo entre teatro e educação quilombola, foram investigadas as ciências e saberes quilombolas com as artes cênicas. O propósito foi a conexão entre gerações para preservação das múltiplas riquezas da cultura quilombola, resgate da memória ancestral e valorização de suas expressões culturais. Por meio da oralidade compartilhada, as oficinas teatrais fomentaram rodas de conversas onde histórias contadas partilharam memórias, costumes e sustentabilidade. Além do amparo das leis citadas anteriormente, a pesquisa se apoiou em conceitos de autoras e autores como Edymara Diniz Costa e Roberta Kumasaka Matsumoto (2023) Antonio Bispo dos Santos (2015), Leda Maria Martins (2021), Viola Spolin, (2008) e Augusto Boal (1970). Por meio das atividades realizadas e das rodas de conversas, as/os estudantes identificaram similaridades às vivências já existentes dentro da comunidade, que avivaram lembranças relacionadas às brincadeiras pertencentes a educação quilombola, ensinada por nossos mais velhos na oralidade. Foi essa similaridade com vivências, que propiciou uma análise sobre o quanto a memória pode ser utilizada como abordagem de sustentação e fortalecimento da identidade, baseada na utilização de técnicas teatrais, tradicionalmente utilizadas no ensino do teatro, mas que fazem parte da realidade deste coletivo. Os resultados que alcançamos nas práticas corporais e teatrais dentro desta comunidade quilombola, configuram-se como campo inesgotável de pesquisa da memória e podem ser utilizadas enquanto procedimento de sustentação e fortalecimento das identidades.
Palavras-chave: TEATRO
EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40824
Data do documento: 26-Nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

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