Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40773
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O (TEA)tro e o autismo: a experiência de um professor autista no estágio supervisionado
Autor(es): Campana, Pedro de Almeida
Primeiro Orientador: Gonzalez, Tavie de Miranda Ribeiro
Resumo: Este trabalho de conclusão de estágio tem como objetivo investigar como os jogos teatrais de Viola Spolin (2014, 2017) podem contribuir com a interação social de crianças autistas nas aulas de teatro, a partir da experiência de estágio de um pesquisador autista. Buscou-se identificar elementos do ensino do teatro que podem contribuir com a interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de observar e descrever a utilização dos jogos teatrais de Viola Spolin em sala de aula a fim de contribuir para a interação social dessas crianças na aula de teatro. Essa reflexão se dá a partir da narrativa própria do professor autista. Ao longo de seus capítulos, a pesquisa: descreve o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as dificuldades enfrentadas por pessoas autistas, com ênfase na comunicação e interação social, explorando a importância do teatro no desenvolvimento desses sujeitos; relata as experiências de estágio do autor no Espaço Montessori Sol de Maria, um espaço de arte-educação para crianças e adolescentes; e discute em detalhes os jogos teatrais de Viola Spolin (2014, 2017) aplicados durante o estágio. A pesquisa possui abordagem qualitativa e busca, através das observações, entender se e quanto os jogos teatrais podem contribuir para interação social, flexibilidade cognitiva, expressão corporal, equilíbrio e tolerância a frustrações - enquanto pontos importantes a serem trabalhados com estudantes dentro do espectro.
Palavras-chave: autismo
TEA
jogos teatrais
licenciatura em teatro
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40773
Data do documento: 24-Out-2024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EaD) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMPANA, PEDRO DE ALMEIDA. O (TEA)TRO E O AUTISMO_ A EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR AUTISTA NO ESTÁGIO SU.pdf604,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.