Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40655
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O jeito de ser-sendo da família de santo do Ilê Axé Opô Afonjá da Bahia e as possibilidades pedagógicas assentadas na biblioteca Ikòjópò Ála Omodé/Maria Stella de Azevedo Santos
Autor(es): Oliveira, Bárbara Stela Filgueiras de
Primeiro Orientador: Souza, Fátima Aparecida de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Thiffany Odara Lima da
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Fátima Aparecida de
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Márcia Cordeiro de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Thiffany Odara Lima da
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como finalidade reconhecer as possibilidades pedagógicas assentadas na biblioteca Ikòjópò Àla Omodé/Maria Stella de Azevedo Santos em conjunto com a análise descritiva da influência potencializadora que elas têm no jeito de ser-sendo dos (as) filhos (as) do Ilê Axé Opô Afonjá da Bahia. O jeito de ser-sendo é um modo de existência dos (as) filhos (as) de santo do Afonjá da Bahia, que tem como princípios fundantes valores ancestrais da cosmovisão e pensamento africano. A pesquisa busca também compreender de que maneira a pedagogia das encruzilhadas se faz presente no viver da família de santo do Afonjá Bahia, assim como caracterizar a influência do ebó de conduta de Mãe Aninha (Obá Biyi) na construção da autoestima intelectual do(as) filhos (as) de santo do Ilê Axé Opô Afonjá da Bahia, frente ao racismo religioso e epistemicídio que atravessam essas pessoas em espaços formais de educação. Do ponto de vista metodológico, este trabalho é de natureza qualitativa, com abordagem decolonial e procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica, documental e realização de entrevistas com filhos (as) de santo do Afonjá da Bahia, a partir de entrevistas semiestruturadas. A motivação dessa pesquisa surge da compreensão das potencialidades presentes em espaços não escolares presentes no terreiro Afonjá da Bahia, em específico da biblioteca Ikòjópò Àla Omodé/Maria Stella de Azevedo que foi (re)inaugurada no ano de 2023, após diversas mudanças de acervo e organizações, dessa forma, buscando conhecer a sua história de maneira mais aprofundada. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível compreender como o jeito de ser-sendo dos (as) filhos (as) de santo do Afonjá Bahia é criado e nutrido pela com-vivência e pelo en-sinar da comunidade, propiciando a construção da edificação de personalidade individual que é potencializada a partir das possibilidades pedagógicas presentes na biblioteca Ikòjópò Àla Omodé/Maria Stella de Azevedo, assim como de referências de produção de conhecimento pertencentes a própria comunidade.
Palavras-chave: Jeito de ser-sendo
Ilê Axé Opô Afonjá
Ebó de conduta
Biblioteca Ikòjópò Àla Omodé/Maria Stella de Azevedo.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40655
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bárbara Stela Filgueiras de Oliveira (2).pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.