https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40624
Tipo: | Dissertação |
Título: | Revisão sistemática de pesquisas brasileiras sobre tipos de tarefas matemáticas |
Autor(es): | Carneiro, Cássio Lopes |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Andréia Maria Pereira de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Andréia Maria Pereira de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gusmão, Tânia Cristina Rocha Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | Almouloud, Saddo Ag |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é analisar as publicações sobre tipos de tarefas matemáticas apresentadas em pesquisas, que abordam a compreensão de estudantes e a utilização pelos professores. Assim, o foco desta investigação é como os quatro tipos de tarefas matemáticas (problemas, exercícios, exploração e investigação) para estudantes e professores são abordados nas pesquisas brasileiras. Desta forma, utilizamos uma pesquisa do tipo bibliográfica, inserida, essencialmente, no meio acadêmico, com a intenção de desenvolver e atualizar o conhecimento. Os dados foram produzidos por meio da Revisão Sistemática de Literatura Qualitativa, tendo como banco de material bibliográfico os artigos nacionais publicados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o recorte temporal de 2017 a 2022. Os trabalhos encontrados foram organizados, a priori, a partir de categorias, e, por meio da análise dos dados, foi possível agrupar os artigos em duas categorias. Os resultados apontaram que a participação dos estudantes no contato com tarefas, a importância do processo investigativo nas aulas de Matemática e o ensino exploratório potencializou a sua aprendizagem. Trabalhar com tarefas (problemas, exercícios, exploração e investigação) nas aulas de Matemática tem a capacidade de alcançar um maior número de estudantes, promovendo mais interesse pelo conteúdo matemático. Identificamos, também, a importância de, ao elaborar ou escolher tarefas, os professores terem clareza dos objetivos que pretendem alcançar, proporcionando aos estudantes um ambiente propício para a aprendizagem. Trabalhar com essas tarefas na formação inicial e continuada possibilita desenvolver um espaço investigativo e exploratório, além de propiciar uma maior autonomia docente. Essas análises nos permitiram compreender a importância de trabalhar com diferentes tipos de tarefas matemáticas no contexto escolar, evidenciando que tanto os estudantes quanto os professores souberam aproveitar esse recurso nas práticas ou no aprendizado. |
Abstract: | The objective of this dissertation is to analyze publications on types of mathematical tasks presented in research, which address students' understanding and teachers' use. Thus, the focus of this investigation is how the four types of mathematical tasks (problems, exercises, exploration and investigation) for students and teachers are addressed in Brazilian research. Thus, we used a bibliographic research, inserted, essentially, in the academic environment, with the intention of developing and updating knowledge. The data were produced through the Systematic Review of Qualitative Literature, having as a bibliographic material bank the national articles published in the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), with the time frame from 2017 to 2022. The works found were organized, a priori, based on categories, and, through data analysis, it was possible to group the articles into two categories. The results showed that students' participation in contact with tasks, the importance of the investigative process in Mathematics classes, and exploratory teaching enhanced their learning. Working with tasks (problems, exercises, exploration, and investigation) in Mathematics classes has the ability to reach a greater number of students, promoting greater interest in mathematical content. We also identified the importance of teachers being clear about the objectives they intend to achieve when creating or choosing tasks, providing students with an environment conducive to learning. Working with these tasks in initial and continuing education makes it possible to develop an investigative and exploratory space, in addition to providing greater teacher autonomy. These analyses allowed us to understand the importance of working with different types of mathematical tasks in the school context, showing that both students and teachers knew how to take advantage of this resource in their practices or learning. |
Palavras-chave: | estudantes professores tipo de tarefa matemática revisão sistemática de literatura qualitativa |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40624 |
Data do documento: | 30-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEFHC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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