Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40579
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Visualidades: a presença de pessoas surdas e ensurdecidas no teatro
Título(s) alternativo(s): Visualities: the presence of deaf and hard-of-hearing people in theater
Visualidades: la presencia de personas sordas y ensordecidas en el teatro
Autor(es): Oliveira Jr., Cláudio Souza de
Primeiro Orientador: Emilio, Douglas de Camargo
Resumo: O projeto "Visualidades: a presença de pessoas surdas e ensurdecidas no teatro" relata o processo de conclusão de estágio nas oficinas de teatro bilíngue (Português e Libras), realizadas pela Guilda Cacilda Composições Artísticas em Itabuna, Bahia. As oficinas visaram promover acessibilidade e inclusão, utilizando abordagens pedagógicas baseadas nos ensinamentos de Paulo Freire (1970-1996), no Teatro do Oprimido de Augusto Boal (1975-1991), nos jogos teatrais de Viola Spolin (1963-2001) e nas metodologias de Jerzy Grotowski (1992). O projeto enfatiza a importância da inclusão de pessoas com deficiência nas atividades culturais e no teatro, abordando também o empoderamento coletivo e os desafios da acessibilidade.
Abstract: The project "Visualities: the presence of deaf and hard of hearing people in theater" reports on the internship completion process in bilingual theater workshops (Portuguese and Libras) conducted by the Guilda Cacilda Composições Artísticas in Itabuna, Bahia. The workshops aimed to promote accessibility and inclusion, using pedagogical approaches based on the teachings of Paulo Freire (1970-1996), Augusto Boal's Theater of the Oppressed (1975-1991), Viola Spolin's theater games (1963-2001), and Jerzy Grotowski's methodologies (1992). The project highlights the importance of including people with disabilities in cultural activities and theater, while also addressing collective empowerment and the challenges of accessibility.
Palavras-chave: Teatro bilíngue
Teatro
bilíngue
acessibilidade
inclusão
comunidade surda
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
Citação: ABNT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40579
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLÁUDIO SOUZA DE OLIVEIRA JÚNIOR - TCE - Visualidades a presença de pessoas surdas e ensurdecidas no teatro .pdf355,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.