https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40301
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino jurídico e formação para a docência: o impacto dos programas de tirocínio e monitoria nas práticas dos professores da Faculdade de Direito da UFBA |
Autor(es): | Santana, Quéren Samai Moraes |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Isabela Fadul de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Côrtes, Sara da Nova Quadros |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vasconcelos, Jonnas Esmeraldo Marques de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Isabela Fadul de |
Resumo: | Esta monografia discute a formação dos professores nos cursos jurídicos. Para tanto, analisa o corpo docente da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, em especial os professores que atuaram como supervisores nos programas de Tirocínio Docente e de Monitoria nos semestres 2021.2 e 2022.1. Tais programas consistem em espaços de iniciação à docência da Instituição de Ensino ao possibilitar o primeiro contato de estudantes de graduação e pós- graduação com a carreira docente. Ademais, esses programas surgem como uma oportunidade de formação continuada do corpo docente, constituindo-se em um meio de reflexão dos professores sobre as suas práticas e vivências acadêmicas. O estudo examina marcos normativos, documentos institucionais e dados coletados mediante a aplicação de questionários, com o objetivo de compreender como esses professores percebem o impacto dos programas de Tirocínio Docente e de Monitoria em sua prática docente. Conclui-se que a participação dos monitores e tirocinistas no processo de ensino-aprendizagem vem possibilitando mudanças em sua prática, através da adoção de novas metodologias de ensino e da reflexão coletiva acerca da docência, promovendo a transformação do ensino do Direito na Universidade Federal da Bahia. |
Abstract: | This monograph discusses the training of teachers in legal courses. To this end, it analyzes the teaching staff of the Faculty of Law of the Federal University of Bahia, in particular the professors who acted as supervisors in the Teaching Training and Monitoring programs in the semesters 2021.2 and 2022.1. Such programs consist of spaces for initiation into teaching at the Education Institution by enabling the first contact of undergraduate and graduate students with the teaching career. Furthermore, these programs appear as an opportunity for the continuing education of the teaching staff, constituting a means for teachers to reflect on their academic practices and experiences. The study examines normative frameworks, institutional documents and data collected through the application of questionnaires, with the aim of understanding how these teachers perceive the impact of Teaching Training and Monitoring programs on their teaching practice. It is concluded that the participation of monitors and trainees in the teaching learning process has enabled changes in their practice, through the adoption of new teaching methodologies and collective reflection on teaching, promoting the transformation of the teaching of Law at the Federal University of Bahia. |
Palavras-chave: | Ensino jurídico Formação docente Prática docente Direito - Estudo e ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | FDUFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Direito |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40301 |
Data do documento: | 14-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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