Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40234
Tipo: Dissertação
Título: Saberes circulares e visibilidade das artes indígenas na educação básica: aplicação da lei 11.645/2008
Autor(es): Sant Anna, Patricia Rocha
Primeiro Orientador: Barata, Danillo Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Barata, Danillo Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Leblanc, Paola Barreto
metadata.dc.contributor.referee3: Nascimento, Cláudio Orlando Costa do
Resumo: Este artigo refere-se à aplicação da Lei 11.645/2008 na Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima, respeitando os saberes circulares das artes indígenas, (re) ancestralizando e ressignificando; promovendo a visibilidade destas artes. Artes indígenas tratadas como expressões de povos, culturas, identidade e criatividade étnicas. Os processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, foram relacionados com as práticas formativas e suas conexões relativas ao ensino das Artes Visuais relacionado com o contexto de que faz parte a escola. A construção dos processos de criação em arte com processo de aprendizagem foi realizada ouvindo os alunos e seus multiversos infantis. Assim, tive a possibilidade de aplicar a Lei 11.645/2008, trazendo para a prática um portal de possibilidades e conexões, e priorizar as narrativas indígenas. Nesta proposta de experiência de arte, é importante que os alunos saibam da existência dos encantados, e entendam que os grafismos têm seus significados e são sagrados para os povos indígenas. Proponho o ensino e a aprendizagem no conhecimento da arte a partir da prática e experiência artística, da apreciação e história da arte. A prática da arte na educação básica com a mudança de pensamento sobre os povos indígenas no Nordeste e no Brasil, no intuito de trazer para a sociedade vínculos e influências; refletindo e integrando os diferentes conteúdos da cultura brasileira.
Abstract: This article refers to the application of Law 11,645/2008 at the Vivaldo da Costa Lima Municipal School, respecting the circular knowledge of indigenous arts, (re)ancestralizing and giving new meanings; promoting the visibility of these arts. Indigenous arts treated as expressions of ethnic people, cultures, identity and creativity. The teaching, learning and creation processes in the arts were related to the training practices and their connections related to the teaching of Visual Arts related to the context of which the school is part. The construction of creation processes in art with a learning process was carried out by listening to the students and their children's multiverses. Thus, I had the possibility of applying Law 11,645/2008, bringing into practice a portal of possibilities and connections, and prioritizing indigenous narratives. In this proposed art experience, it is important that students know about the existence of the enchanted, and understand that the graphics have their meanings and are sacred to indigenous peoples. I propose teaching and learning in the knowledge of art based on artistic practice and experience, art appreciation and history. The practice of art in basic education with a change in thinking about indigenous peoples in the Northeast and in Brazil, with the aim of bringing links and influences to society; reflecting and integrating the different contents of Brazilian culture.
Palavras-chave: Arte na educação
Decolonizando práticas de ensino
Lei federal 11.645/08
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Outro
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40234
Data do documento: 22-Abr-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (ProfArtes)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia_Sant_Anna_MESTRADO_Artigo.pdfPatricia_Sant_Anna_MESTRADO_Artigo2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.