Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40228
Tipo: Dissertação
Título: Tendências docentes no uso da astronomia na disciplina de Física do Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Teaching trends in the use of astronomy in High School Fhysics
Tendencias docentes en el uso de la astronomía en la disciplina de Física de Bachillerato
Autor(es): Sousa, Carlos Eduardo dos Santos
Primeiro Orientador: Penido, Maria Cristina Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Magno Barbosa
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Rosiléia Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Marcos Melo de
Resumo: O ensino de temas relacionados à Astronomia tem sido amplamente considerado como um grande potencial didático, tanto em documentos nacionais de educação quanto na literatura especializada, sugerindo a sua implementação como forma de auxiliar na aprendizagem discente. A partir disso e tendo em vista nossa questão norteadora – “Como docentes do ensino médio das cidades de Salvador e Sobral se posicionam sobre a utilização da Astronomia na disciplina de Física?” – o objetivo desta pesquisa foi analisar as escolhas que docentes de Física fazem sobre as características de suas práticas de ensino quanto ao uso da Astronomia na disciplina escolar. Na pesquisa empírica utilizamos como instrumento de coleta dos dados um questionário, enviado para docentes das cidades de Sobral (Ceará) e Salvador (Bahia). Nosso referencial teórico está pautado na Teoria da Atividade Humana, desenvolvida por Alexei Leontiev, para discorrer sobre a atividade humana, seus elementos constituintes e as implicações para a docência. Além disso, dialogamos com pesquisas nacionais a respeito do Ensino de Física e o de Astronomia na Educação básica. A partir de uma análise qualitativa dos dados, obtivemos resultados importantes que indicam quais os principais motivos dos docentes para a utilização de temas de Astronomia na disciplina de Física, além de outros aspectos relativos às suas práticas de ensino que envolvem ambas as ciências. Com esta pesquisa, contribuímos para evidenciar o papel da atividade docente, bem como o da Astronomia para o contexto do ensino de Física na educação básica.
Abstract: The teaching of topics related to Astronomy has been widely considered to have great educational potential, both in national education documents and in specialized literature, suggesting its implementation as a way to help student learning. On this ground and taking into account our guiding question – “How do high school teachers in the cities of Salvador and Sobral position themselves on the use of Astronomy in the subject of Physics?” – the aim of this research was to analyze the choices that Physics teachers make about the characteristics of their teaching practices regarding the use of Astronomy in the school subject. In the empirical research, we used a questionnaire as a data collection instrument, sent to teachers in the cities of Sobral (Ceará) and Salvador (Bahia). Our theoretical framework is based on the Theory of Human Activity, developed by Alexei Leontiev, to discuss human activity, its constituent elements and the implications for teaching. In addition, we dialogued with national research on the Teaching of Physics and Astronomy in Basic Education. From a qualitative analysis of the data, we obtained important results that indicate the main motivations teachers use Astronomy topics in Physics, in addition to other aspects related to their teaching practices involving both sciences. From this research, we contributed to highlighting the role of teaching activity, as well as that of Astronomy in the context of Physics teaching in basic education.
La enseñanza de temas relacionados con la Astronomía ha sido ampliamente considerada como de gran potencial didáctico, tanto en documentos educativos nacionales como en la literatura especializada, sugiriendo su implementación como una forma de auxiliar el aprendizaje de los estudiantes. Basado en esto y teniendo en cuenta nuestra pregunta orientadora – “¿Cómo se posicionan los docentes de bachillerato de las ciudades de Salvador y Sobral sobre el uso de la Astronomía en la disciplina Física?” – el objetivo de esta investigación fue analizar las elecciones que hacen los profesores de Física en cuanto a las características de sus prácticas docentes en relación con el uso de la Astronomía en en la disciplina escolar. En la investigación empírica, utilizamos como instrumento de recolección de datos un cuestionario, enviado a profesores de las ciudades de Sobral (Ceará) y Salvador (Bahia). Nuestro marco teórico se basa en la Teoría de la Actividad Humana, desarrollada por Alexei Leontiev, para discutir la actividad humana, sus elementos constitutivos y las implicaciones para la enseñanza. Además, dialogamos con investigaciones nacionales sobre la Enseñanza de la Física y la de Astronomía en la Educación Básica. A partir de un análisis cualitativo de los datos, obtuvimos importantes resultados que indican las principales motivaciones que tienen los docentes para utilizar temas de Astronomía en la disciplina de Física, además de otros aspectos relacionados con sus prácticas docentes que involucran ambas ciencias. Con esta investigación contribuimos a resaltar el papel de la actividad docente, así como la de la Astronomía en el contexto de la enseñanza de la Física en la educación básica.
Palavras-chave: Física
Astronomia
Teoria da Atividade Humana
Formação de professores
Astronomia - Estudo e ensino
Física (Ensino médio) - Estudo e ensino
Teoria da atividade - Humana
Formação de professores
CNPq: Ciências exatas da terra
Astronomia
Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40228
Data do documento: 12-Jul-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação PPGEFHC - Carlos Eduardo dos Santos Sousa.pdf953,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.