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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40222
Tipo: Dissertação
Título: Letramentos e encantamentos: uma experiência com a literatura infantil afro- brasileira
Título(s) alternativo(s): Literacies and enchantments: an experience with afro-brazilian children's literature
Autor(es): Silva, Daniele do Nascimento
Primeiro Orientador: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
metadata.dc.contributor.referee1: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
metadata.dc.contributor.referee2: Franco, Nanci Helena Rebouças
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Maria Anória de Jesus
Resumo: Esta pesquisa visa compreender os discursos e sentidos que as crianças constroem sobre os letramentos das rodas de contação de histórias de literatura infantil afro- brasileira. Buscando entender como a literatura pode suscitar o letramento racial crítico, de reexistência e literário. Este estudo ocorreu numa escola comunitária e promoveu rodas de contação de histórias de distintas obras de literatura infantil afro-brasileira para uma turma do primeiro ano da educação básica. As metodologias usadas são a análise de conteúdo, pois entende que os elementos da vida cotidiana presentes no texto funcionam como linguagem e emitem uma mensagem. Além de interpretação crítica sobre as relações raciais para explorar as possibilidades das questões raciais através da literatura e contação de histórias para possibilitar o diálogo do conhecimento prévio das crianças acerca das questões étnicas com as histórias narradas. A partir da contação de história as crianças foram suscitadas a escreverem suas próprias histórias. A literatura afro- brasileira é uma das possibilidades de escrever uma nova história e resgatar a cultura e identidade do povo negro. A literatura infantil afro-brasileira proporciona as crianças o letramento racial, literário, de reexistência instrumentalizado as crianças para enfrentarem o racismo, não reproduzirem e transforma o olhar corrompido sobre os sujeitos negros, recompondo a sua dignidade maculada pelo racismo. A literatura afro-brasileira é uma das possibilidades de escrever uma nova história e resgatar a cultura e identidade do povo negro, as crianças escreveram suas obras e apesar das limitações que estas apresentaram é um passo inicial para elas se colocarem como autoras de suas próprias histórias, resistindo aos ditames opressores colonizadores. O encantamento oriundo dessa literatura e dos letramentos dissipa as nuvens racistas que embasam as visões das crianças sobre a condição de negritude, permitindo que elas comecem a ver a beleza que antes era incapaz de ver em si como negro ou nos seus colegas, sendo apta para enxergar o arco-íris de pluralidade, ritmos, cores e amores que constituem a sociedade.
Abstract: This research aims to understand the discourses and meanings that children construct about the literacies of storytelling circles of Afro-Brazilian children's literature. Seeking to understand how literature can raise critical racial, re-existence and literary literacy. This study took place in a community school and promoted storytelling circles of different works of Afro-Brazilian children's literature for a first-year basic education class. The methodologies used are content analysis, as it understands that the elements of everyday life present in the text function as language and emit a message. In addition to critical interpretation of racial relations to explore the possibilities of racial issues through literature and storytelling to enable the dialogue of children's prior knowledge about 1.ethnic issues with the stories narrated. Through storytelling, children were encouraged to write their own stories. Afro-Brazilian literature is one of the possibilities to write a new history and rescue the culture and identity of black people. Afro- Brazilian children's literature provides children with racial, literary, re-existence literacy, instrumentalizing children to face racism, not reproduce it, and transform the corrupted view of black subjects, restoring their dignity tarnished by racism. Afro- Brazilian literature is one of the possibilities to write a new history and rescue the culture and identity of black people, children wrote their works and despite the limitations they presented, it is an initial step for them to place themselves as authors of their own stories, resisting the oppressive colonizing dictates. The enchantment arising from this literature and literacies dispels the racist clouds that underlie children's views on the condition of blackness, allowing them to begin to see the beauty that they were previously unable to see in themselves as black people or in their peers, being able to see the rainbow of plurality, rhythms, colors and loves that constitute society.
Palavras-chave: Literatura infantil afro-brasileira
Letramento
Encantamento
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40222
Data do documento: 29-Fev-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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