Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40220
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise das potencialidades e desafios da gamificação no ensino da Geografia.
Título(s) alternativo(s): Analysis of the potentials and challenges of gamification in Geography teaching.
Autor(es): Borges, Luisa de Souza Martins
Primeiro Orientador: Cerqueira, Erika do Carmo
metadata.dc.contributor.referee1: Cerqueira, Erika do Carmo
metadata.dc.contributor.referee2: Albuquerque, Isabela Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Marta Veronica Correia de
Resumo: Atualmente, a maioria dos professores ao adotar metodologias pouco atrativas e que pouco se conectam com a realidade dos discentes, reforça o estereótipo da Geografia como uma disciplina com teor “decorativo”. Este estudo tem o intuito de contribuir com novas configurações de ensino-aprendizagem de forma divertida e lúdica. Para isto, faz-se a proposta do uso das metodologias ativas, mais especificamente a gamificação, em duas propostas de didáticas, utilizando os seguintes jogos digitais: League of Legends e Minecraft. As mesmas foram experienciadas por uma turma de discentes do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Bahia, que, em um futuro breve, serão futuros docentes da disciplina e nesta pesquisa correspondem a nosso público alvo. Este trabalho é organizado conforme as seguintes etapas metodológicas: levantamento bibliográfico das palavras chaves, desenvolvimento das práxis “gamificadas”, construção de cartilhas com conteúdos teóricos e a explicação das práticas propostas, aplicação das didáticas para o público-alvo e a avaliação das propostas utilizando um questionário como instrumento. Após análise, a maioria dos resultados revelou que os futuros professores consideraram que as didáticas são lúdicas e promovem a imersividade, posicionando o discente como ponto central do processo ensino-aprendizagem.
Abstract: Actually, most teachers when adopting unattractive methodologies and with short connection with the reality of their students, reinforces the stereotype of Geography as a “decorative” subject. This study aims to contribute to new teaching-learning configurations in a fun and entertaining way. To this end, it proposes the use of active methodologies, but specifically gamification, in two teaching proposals, using the following digital games: League of Legends and Minecraft. These games were presented and experienced by a class of students on a licentiate in Geography at the Federal University of Bahia who, in the near future, will be future teachers of the subject and in this research correspond to our target audience. This work is organized according to the following methodological stages: bibliographic research of key words, development of “gamified” praxis, construction of hornbooks with with theoretical content and explanation of the proposed practices, application of the didactics to the target audience and evaluation of the proposals using a questionnaire. After analysis, most of the results revealed that the future teachers considered the didactics to be playful and to promote immersion, placing the student at the center of the teaching-learning process.
Palavras-chave: TIDCs
Jogos
Gamificação
Geografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Geociências
Citação: BORGES, Luísa de Souza Martins. Análise das potencialidades e desafios da gamificação no ensino da Geografia. 2024. 100 f. TCC (Graduação - Bacharel em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40220
Data do documento: 30-Ago- 8
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Geografia (IGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luisa Borges.pdf81,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.