Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Luisa de Souza Martins-
dc.date.accessioned2024-09-19T11:02:35Z-
dc.date.available9-09-15-
dc.date.available2024-09-19T11:02:35Z-
dc.date.issued8-08-30-
dc.identifier.citationBORGES, Luísa de Souza Martins. Análise das potencialidades e desafios da gamificação no ensino da Geografia. 2024. 100 f. TCC (Graduação - Bacharel em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40220-
dc.description.abstractActually, most teachers when adopting unattractive methodologies and with short connection with the reality of their students, reinforces the stereotype of Geography as a “decorative” subject. This study aims to contribute to new teaching-learning configurations in a fun and entertaining way. To this end, it proposes the use of active methodologies, but specifically gamification, in two teaching proposals, using the following digital games: League of Legends and Minecraft. These games were presented and experienced by a class of students on a licentiate in Geography at the Federal University of Bahia who, in the near future, will be future teachers of the subject and in this research correspond to our target audience. This work is organized according to the following methodological stages: bibliographic research of key words, development of “gamified” praxis, construction of hornbooks with with theoretical content and explanation of the proposed practices, application of the didactics to the target audience and evaluation of the proposals using a questionnaire. After analysis, most of the results revealed that the future teachers considered the didactics to be playful and to promote immersion, placing the student at the center of the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTIDCspt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subject.otherTIDCspt_BR
dc.subject.otherGamespt_BR
dc.subject.otherGamificationpt_BR
dc.subject.otherGeographypt_BR
dc.titleAnálise das potencialidades e desafios da gamificação no ensino da Geografia.pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the potentials and challenges of gamification in Geography teaching.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.contributor.advisor1Cerqueira, Erika do Carmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8392220131883707pt_BR
dc.contributor.referee1Cerqueira, Erika do Carmo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8392220131883707pt_BR
dc.contributor.referee2Albuquerque, Isabela Santos-
dc.contributor.referee3Souza, Marta Veronica Correia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7626225754704221pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, a maioria dos professores ao adotar metodologias pouco atrativas e que pouco se conectam com a realidade dos discentes, reforça o estereótipo da Geografia como uma disciplina com teor “decorativo”. Este estudo tem o intuito de contribuir com novas configurações de ensino-aprendizagem de forma divertida e lúdica. Para isto, faz-se a proposta do uso das metodologias ativas, mais especificamente a gamificação, em duas propostas de didáticas, utilizando os seguintes jogos digitais: League of Legends e Minecraft. As mesmas foram experienciadas por uma turma de discentes do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Bahia, que, em um futuro breve, serão futuros docentes da disciplina e nesta pesquisa correspondem a nosso público alvo. Este trabalho é organizado conforme as seguintes etapas metodológicas: levantamento bibliográfico das palavras chaves, desenvolvimento das práxis “gamificadas”, construção de cartilhas com conteúdos teóricos e a explicação das práticas propostas, aplicação das didáticas para o público-alvo e a avaliação das propostas utilizando um questionário como instrumento. Após análise, a maioria dos resultados revelou que os futuros professores consideraram que as didáticas são lúdicas e promovem a imersividade, posicionando o discente como ponto central do processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseGEOGRAFIApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Geografia (IGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luisa Borges.pdf81,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.