Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40078
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Diálogos com “as margens” na construção de políticas públicas de educação ambiental climática de Salvador: o território de Pituaçú
metadata.dc.creator: Garcia, Caroline Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Sorrentino, Marcos
metadata.dc.contributor.advisor2: Santos, Rita Silvana Santana dos
metadata.dc.contributor.referee1: De Paula, Maria Cecília
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Admilson
metadata.dc.contributor.referee3: Paiva, Valnice Sousa
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para a produção de conhecimentos sobre a relevância de processos dialógicos com “as margens” das comunidades na elaboração de políticas públicas de Educação Ambiental (EA) Climática. Busca-se compreender o Programa de Educação Ambiental e Climática de Salvador como possibilidade de uma política contra opressões e injustiças socioambientais e o diálogo com “as margens” das comunidades como um aspecto importante na construção de políticas públicas de EA. O trabalho, classifica-se como pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso único, que utiliza unidades integradas de análise, combinando instrumentos de coletas de dados, como: análise de artigos, textos e livros, análise documental, fotografia e observação participante. Conclui-se que no processo de construção de políticas públicas de EA é preciso o “olhar a partir das margens”, rompendo o olhar vicioso para apenas o que falta nesses espaços e grupos e se atentando ao que produzem para o enfrentamento das Mudanças Climáticas (MC). No estudo de caso do território de Pituaçú, foi possível observar atividades que envolvem arte educação e EA. O diálogo e o brincar no território, tornam-se aspectos importantes para uma EA que valorize a autoestima dos grupos que estão “às margens”, sua ancestralidade e reconexão com a natureza, promovendo, assim, o fortalecimento e engajamento da comunidade. Além disso, distintos atores sociais do território já contribuem para a formulação e a implantação de políticas públicas, se articulando em redes, porém elas podem ser potencializadas pelo Estado. Portanto, recomenda-se a confluência das atividades educadoras dos territórios já realizadas pelas comunidades no Programa de Educação Ambiental e Climática de Salvador.
Abstract: The present work aims to contribute to the production of knowledge about the relevance of dialogic processes with "the margins" of communities in the elaboration of public policies of Climate Environmental Education (EE). It seeks to understand the Environmental and Climate Education Program of Salvador as a possibility of a policy against socio-environmental oppression and injustices and the dialogue with "the margins" of the communities as an important aspect in the construction of public policies for EE. The work is classified as a qualitative research of single case study type, which uses integrated units of analysis, combining data collection instruments, such as: analysis of articles, texts and books, document analysis, photography and participant observation. It is concluded that in the process of building EE public policies, it is necessary to "look from the margins", breaking the vicious look at only what is missing in these spaces and groups and paying attention to what they produce to confront Climate Change (CC). In the case study of Pituaçu's territory, it was possible to observe activities involving art education and EE. The dialogue and playing in the territory become important aspects for an EE that values the self-esteem of the groups that are "on the margins", their ancestry and reconnection with nature, thus promoting the strengthening and engagement of the community. Furthermore, different social actors in the territory already contribute to the formulation and implementation of public policies, articulating themselves in networks, although they can be enhanced by the State. Therefore, it is recommended the confluence of the educational activities of the territories already carried out by the communities in the Environmental and Climate Education Program of Salvador.
Keywords: Educação ambiental
Políticas públicas
Diálogo
Protagonismo
Comunidade - Aspectos sociais
Território
metadata.dc.subject.cnpq: 2.05.00.00-9 Ecologia
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40078
Issue Date: 10-Apr-2024
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO CAROLINE G GARCIA.pdfDIÁLOGOS COM “AS MARGENS” NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CLIMÁTICA DE SALVADOR: O TERRITÓRIO DE PITUAÇÚ10,74 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.