Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40025
Tipo: Tese
Título: Trato com o conhecimento da atividade esportiva e atividade de estudo: possibilidades de desenvolvimento do ensino crítico-superador
Título(s) alternativo(s): Engagement with the knowledge of sports activity and the theory of study activity: possibilities for developing critical-superior teaching in Physical Education
Autor(es): Prates, Ailton Cotrim
Primeiro Orientador: Taffarel, Celi Nelza Zülke
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Albuquerque, Joelma de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Lavoura, Tiago Nicola
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, David Romão
metadata.dc.contributor.referee3: Sá, Kátia Oliver de
metadata.dc.contributor.referee4: Macedo, Roberto Sidnei Alves
metadata.dc.contributor.referee5: Albuquerque, Joelma de Oliveira
Resumo: A tese tem como objeto o ensino do conhecimento da atividade esportiva na Educação Básica na perspectiva do ensino crítico-superador da Educação Física e como título Trato com oconhecimento da atividade esportiva e a teoria da atividade de estudo: possibilidades de desenvolvimento do ensino crítico-superador na Educação Física. É uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia e se insere no âmbito da pesquisa matricial do grupo de pesquisa Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer. O método de pesquisa é o materialismo históricodialético e a técnica de pesquisa é a teórico-conceitual, a partir de uma revisão bibliográfica de fontes primárias do ensino crítico-superador, da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Nosso problema de pesquisa se expressa na pergunta científica: quais as possibilidades de desenvolvimento da categoria trato com o conhecimento (seleção, organização e sistematização) da atividade esportiva na Educação Física escolar, a partir da proposição teórico-metodológica crítico-superadora e da teoria da atividade de estudo, na perspectiva do desenvolvimento da consciência, do pensamento teórico-conceitual, e da formação da personalidade? O objetivo geral da pesquisa foi: desenvolver teoricamente a categoria trato com o conhecimento da atividade esportiva (seleção, organização e sistematização) no ensino da Educação Física, na Educação Básica, considerando os fundamentos do ensino crítico-superador, da didática histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, fazendo uma primeira aproximação com a teoria da atividade de estudo. Os objetivos específicos foram: 1) Retraçar a estrutura da categoria trato com o conhecimento no ensino crítico-superador, considerando a gênese, o desenvolvimento e o atual estágio, para estabelecer os fundamentos do trato com o conhecimento da atividade esportiva à luz dos avanços teóricos da didática histórico-crítica e da teoria da atividade de estudo; e 2) Articular os elementos centrais da teoria da atividade de estudo com o trato com o conhecimento da atividade esportiva na Educação Física, na Educação Básica. A hipótese, confirmada, é a de que a categoria da atividade de estudo, de Davidov-Elkonin-Repkin et. al., contribui com o desenvolvimento teórico do ensino crítico-superador da atividade esportiva, na medida em que nos orienta para selecionar, organizar e sistematizar, lógica e metodologicamente este conhecimento, no sentido de pensarmos tarefas/ações de estudo que proporcionem a apropriação de generalizações teóricas substantivas, as significações sociais, da atividade esportiva, que são a competição, o agonismo e o lúdico, principalmente, sem desconsiderar a significação estético-artística. A apropriação dessas generalizações substantivas possibilita ao e a estudante o conhecimento da prática social global, o desenvolvimento da consciência e da personalidade.
Abstract: This thesis - which has been given the title “Engagement with the knowledge of sports activity and the theory of study activity: possibilities for developing critical-superior teaching in Physical Education” - focuses on the teaching of sports activity knowledge in Basic Education from the perspective of the critical-superior teaching in Physical Education. Conducted within the Graduate Program of the Faculty of Education at the Federal University of Bahia, the thesis falls under the research matrix of the Research and Study Group on Physical Education & Sports and Recreation. The research method is historical-dialectical materialism, and the research technique is theoretical-conceptual - based on a bibliographical review of primary sources on critical-superior teaching, historical-critical pedagogy, and historical-cultural psychology. Our research problem is articulated through the scientific question: What are the possibilities for the development of the category of engagement with knowledge of sports activity (selection, organization, and systematization) in school Physical Education, from the theoretical-methodological proposition of critical-superior teaching and the theory of study activity, in terms of developing consciousness, theoretical-conceptual thinking, and personality formation? The general objective of the research was to theoretically develop the category of engagement with knowledge of sports activity (selection, organization, and systematization) in Physical Education teaching in Basic Education, taking into account the foundations of critical-superior teaching, historical-critical didactics, and historical-cultural psychology, making an initial approach with the theory of study activity. The specific objectives were: 1) To trace the structure of the category of engagement with knowledge in critical-superior teaching - considering its genesis, development, and current stage - in order to establish the foundations of engagement with knowledge of sports activity in light of theoretical advancements in historical-critical didactics and the theory of study activity; and 2) To articulate the central elements of the theory of study activity with the engagement with knowledge of sports activity in Physical Education in Basic Education. The confirmed hypothesis is that the study activity category, as by Davidov-Elkonin-Repkin et al., contributes to the theoretical development of critical-superior teaching of sports activity, guiding the logical and methodological selection, organization, and systematization of this knowledge. This enables us to design study tasks and actions that foster the appropriation of substantive theoretical generalizations and the social significations of sports activity - competitive, agonistic, and recreational; without neglecting the aesthetic-artistic dimension. The appropriation of these substantive generalizations enables students to understand global social practices, and develop consciousness and personality.
Palavras-chave: Educação física escolar
Ensino.
Crítico-Superadora.
Cultura Corporal.
Conhecimento - Trato.
Atividade esportiva.
Atividade de estudo.
Educação básica.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: PRATES, Ailton Cotrim. Trato com o conhecimento da atividade esportiva e a teoria da atividade de estudo: possibilidades de desenvolvimento do ensino crítico-superador na Educação Física. Orientadora: Celi Nelza Zülque Taffarel. 2023. 221 f. il. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40025
Data do documento: 14-Jul-2023
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_-_AILTON_COTRIM_PRATES_-_VERSO_FINAL.pdf3,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.