Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40019
Tipo: Tese
Título: Atos Curriculares de Quíron: ética atemporal na formação de professores de filosofia
Autor(es): Carvalho Júnior, Ronald Leal de
Primeiro Orientador: Macedo, Roberto Sidnei
metadata.dc.contributor.referee1: Paim, Ana Verena Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Fontes, Isaura Santana
metadata.dc.contributor.referee3: D'Abreu, Rochelle Cysne Frota
metadata.dc.contributor.referee4: Sousa, Àgabo Borges de
metadata.dc.contributor.referee5: Guerra, Denise Moura de Jesus
Resumo: Esta tese traz a novidade de articular os constructos “Atos de Currículo” e “Formação em Ato”, apreendidos da Teoria Etnoconstitutiva de Currículo, com o conteúdo filosófico presente no Mito de Quíron (o “curador ferido” da mitologia grega), tendo em vista relembrar, enfaticamente, aos professores de filosofia, o horizonte da formação ética eudaemônica, aquele de onde rebentou o “conhece-te a ti mesmo” como principal lema da formação filosófica. E o faz metodologicamente, integrando as experiências formativas do autor (etnopesquisa), a pesquisa exploratória de tipo bibliográfico, a abordagem qualitativa, o estilo textual ensaístico e partindo de uma hermenêutica que, ao mesmo tempo, transfigura metafisicamente aqueles constructos, e apreende o “conhece-te a ti mesmo” como o único expediente formativo capaz de fazer um aspirante a educador-filósofo tomar consciência de seu Eu Real – discernindo-o de suas próprias fenomenologias mentais, emocionais e instintivas – e de lançá-lo na aventura transformadora da autoeducação filosófica. Trata-se de uma “epifania curriculante e formativa”, num dizer irreverente do professor dr. Roberto Sidnei Macedo, que propõe ao professor de filosofia que os seus atos de currículo voltem-se, em primeiro lugar, à sua própria consciência, isto é, que eles sejam atos de autoconsciência, atos formativos que envolvem propósitos e práticas referentes ao autoconhecimento, ou percepções e experiências autossacralizantes acumuláveis e integráveis à consciência, as quais possibilitam uma maior amplitude da própria autoconsciência e, consequentemente, de sua consciência como educador.
Abstract: This thesis brings the news of articulating the constructs “Curriculum Acts” and “Education on Act”, apprehended from the Ethnoconstitutive Theory of the Curriculum, with the philosophical content present in Chiron’s Myth ( the “wounded healer” from Greek mithology). Aiming to remind emphatically the philosophy professors of the eudaimonic ethical education’s horizon; from that has bursted the “know thyself” as the main motto of philosophical education. Also it is done methodically, integrating the educational experiences from the author (ethnoresearch), the exploratory research of the bibliographical type, qualitative approach, the essayistic writing style and on the basis of a hermeneutic that at the same time transfigurates metaphisically those constructs and apprehends the “know thyself” as the unique development expedient. Capable of making a aspiring philosopher educator have conciousness of the own True Self – discerning it from one’s own mental, emotional and instinctive phenomenologies – moreover toss this individual in the transformative adventure of philosophical self-education. It is a “curriculant and educational epiphany”, as Dr. Roberto Sidnei Macedo says irreverently, that proposes to the philosophy professor that this one’s acts of curriculum pass through, in the first place, its own conciousness. That means, that those be self-conciousness acts, educational acts that join purposes and practices regarding the self-knowledge, or self-sacredness perceptions and experiences cumulative and integrative to the conciousness. Which make possible a greater wideness of one’s self-conciousness and consequently, the conciousness as an educator.
Palavras-chave: Mito de Quíron
atos de currículo
formação filosófica
autoconsciência
ética atemporal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: FACED
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40019
Data do documento: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE ÉTICA ATEMPORAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.