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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39976
Tipo: Tese
Título: Práticas de letramento informacional de estudantes com necessidades educacionais especiais: estudo de caso na Educação Superior do IFSERTÃOPE
Título(s) alternativo(s): Information literacy practices of students with special needs: a case study in higher education at IFSERTÃOPE
Autor(es): Alves, Tatiane Lemos
Primeiro Orientador: Miranda, Theresinha Guimarães
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Theresinha Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de
metadata.dc.contributor.referee3: Fialho, Janaina Ferreira
metadata.dc.contributor.referee4: Barreira, Maria Isabel de Jesus Sousa
metadata.dc.contributor.referee5: Vieira, Maria Do Socorro Tavares Cavalcante Vieira
Resumo: No Século XXI, o letramento informacional é um atributo fundamental para todos, principalmente no ambiente educacional. Neste contexto, a presente pesquisa buscou responder a seguinte questão: como são desenvolvidas as práticas de letramento informacional de estudantes com deficiência no âmbito da Educação Superior no IFSertãoPE?. Teve como objetivo compreender as práticas de letramento informacional utilizadas pelos estudantes com deficiência na Educação Superior para a busca do conhecimento. Especificamente propôs identificar as estratégias de acesso à informação para atividades acadêmicas; descrever o processo de busca e uso da informação para a construção do conhecimento; analisar as práticas de inclusão relacionadas ao acesso à informação no ambiente educacional; e propor serviços e produtos de letramento informacional para a biblioteca que auxiliem a inclusão de estudantes com deficiência, bem como a permanência e a continuidade dos seus estudos, levando em consideração suas especificidades. A metodologia adotada fundamentou-se na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O caso estudado foi o processo de letramento informacional relatado por oito estudantes com deficiência da Educação Superior. Os participantes foram estudantes com deficiência física, auditiva, visual e Transtorno do Espectro Autista. O lócus da pesquisa foi o Campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Sobre a categoria de análise Conhecimento sobre biblioteca, identificou-se que não houve nenhuma menção pelos entrevistados aos serviços e aos produtos relacionados ao letramento informacional e que existem algumas barreiras significativas para o acesso à informação. Sobre as Práticas de letramento informacional, observou-se que eles são influenciados pelo professor. Apesar de não ter as estratégias de busca e acesso à informação ainda bem desenvolvidas, os estudantes citaram como critérios de avaliação da informação. Sobre o gerenciamento e organização das informações, os entrevistados empregam abordagens distintas utilizando as tecnologias para facilitar a escrita acadêmica. Diante das falas dos discentes, entendeu-se que eles não podem tomar decisões éticas sobre o uso da informação ou desenvolver estratégias de pesquisa adequadas se não reconhecerem as implicações sociais e éticas envolvidas no processo. E, por fim, apesar dos esforços da Instituição investigada no atendimento aos estudantes com deficiência, ainda há muito a ser feito para que eles se tornem indivíduos totalmente letrados informacionalmente. Como contribuições deste estudo, do ponto de vista teórico, apresentou uma nova perspectiva dentro da temática, indicando letramento informacional acessível, de forma a ser possível reestruturar atividades para acesso, busca e uso da informação pelas pessoas com deficiência. Do ponto de vista prático, a pesquisa colabora com a elaboração do Guia de serviços e produtos de letramento informacional para pessoas com necessidades educacionais especiais, visando a ações informacionais tanto para as necessidades acadêmicas quanto para a busca de novos conhecimentos.
Abstract: In the 21st century, information literacy is a fundamental attribute for everyone, especially in the educational environment. In this context, the present research sought to answer the following question: how are information literacy practices developed by students with disabilities in the context of higher education at IFSertãoPE? Its objective was to understand the information literacy practices used by students with disabilities in higher education for knowledge acquisition. Specifically, it aimed to identify information access strategies for academic activities; describe the process of information retrieval and use for knowledge construction; analyze inclusion practices related to information access in the educational environment; and propose information literacy services and products for the library that assist in the inclusion of students with disabilities, as well as their retention and continuation of studies, taking into consideration their specific needs. The methodology adopted was based on a qualitative approach of the case study type. The case studied was the information literacy process reported by eight students with disabilities in higher education. The participants included students with physical, hearing, visual disabilities, and Autism Spectrum Disorder. The research site was the Petrolina Campus of the Federal Institute of Pernambuco's Sertão. Regarding the category of analysis "Knowledge about the library," it was identified that the interviewees made no mention of services and products related to information literacy and that there are some significant barriers to information access. Concerning Information Literacy Practices, it was observed that they are influenced by the teacher. Although the strategies for information retrieval and access are not yet well developed, students cited criteria for evaluating information. Regarding information management and organization, the interviewees employ different approaches using technology to facilitate academic writing. From the students' statements, it was understood that they cannot make ethical decisions about information use or develop appropriate research strategies unless they recognize the social and ethical implications involved in the process. Lastly, despite the efforts of the institution investigated in serving students with disabilities, there is still much to be done for them to become fully information literate individuals. As contributions of this study, from a theoretical point of view, it presented a new perspective within the theme, indicating accessible information literacy, making it possible to restructure activities for access, retrieval, and use of information by people with disabilities. From a practical point of view, the research contributes to the development of a Guide to Information Literacy Services and Products for People with Special Educational Needs, aiming at informational actions for both academic needs and the pursuit of new knowledge.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Letramento informacional
Estudantes com deficiência
Educação superior
CNPq: Ciências humanas
Ciência da informação
Ciências Sociais Aplicadas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: ALVES, Tatiane Lemos. Práticas de letramento informacional de estudantes com necessidades educacionais especiais: estudo de caso na educação superior do IFSERTÃOPE. 2024. 207f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39976
Data do documento: 27-Jun-2024
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

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