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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39917
Tipo: Dissertação
Título: Princípios de planejamento para o ensino de evolução humana no ensino médio de história: o problema do negacionismo científico
Título(s) alternativo(s): Planning principles for high school history education: the problem of scientific denialism
Autor(es): Santana, Juliano Dourado
Primeiro Orientador: Sepúlveda, Cláudia de Alencar Serra e
metadata.dc.contributor.referee1: Sepúlveda, Cláudia de Alencar Serra e
metadata.dc.contributor.referee2: El Hani, Charbel Nino
metadata.dc.contributor.referee3: Teixeira, Pedro Pinheiro
Resumo: Esse trabalho tematiza a origem humana, em um estudo de desenvolvimento educacional. O ensino da evolução humana também precisa ser crítico, pois diretamente relacionado aos problemas do negacionismo científico e da colonialidade do tempo. Em uma perspectiva teórico-metodológica da Pesquisa de Design Educacional (Design Research), com o objetivo de investigar quais características uma sequência didática deve possuir para favorecer a abordagem do ensino de evolução humana (EEH) no contexto do Ensino Médio, e no intuito de promover uma visão equilibrada sobre a ciência, em tempos de negacionismo científico, e a partir da valorização cultural patrimonial, proponho o desenvolvimento de intervenções contextualizadas e a construção de uma sequência didática (SD) sobre temas referentes à origem humana, no contexto da formação de alunos de História no semiárido baiano. Este trabalho é parte de um estudo de desenvolvimento de inovação educacional, caracterizado pela iteratividade das suas sucessivas fases de planejamento, implementação e avaliação de intervenções educacionais. A etapa preliminar da pesquisa consiste na análise do contexto educacional, revisão da literatura e desenvolvimento de uma estrutura teórica e conceitual. Os resultados obtidos na primeira fase fundamentaram a sistematização de quatro princípios de design e, a partir deles, o desenvolvimento da fase de prototipagem, tendo como produto a elaboração de uma sequência didática sobre evolução humana. Esperamos que nossa pesquisa abranja no futuro o estudo minucioso e sistemático de sucessivos ciclos de aplicação, análise, avaliação e validação, e que contribua para um ensino que favoreça a educação patrimonial, de valorização cultural local, em transversalidade com o respeito ao meio ambiente e à diversidade de culturas humanas.
Abstract: This work focuses on human origins, in a study of educational development. The teaching of human evolution also needs to be critical, as it is directly related to the problems of scientific denialism and the coloniality of time. In a theoretical-methodological perspective of Educational Design Research, with the aim of investigating what characteristics a didactic sequence must have to favor the approach to teaching human evolution in the context of high school, and with the intention of promoting a balanced view of science, in times of scientific denialism, and based on cultural heritage appreciation, I propose the development of contextualized interventions and the construction of a didactic sequence on topics relating to human origin, in the context of instruction students of History in the semi-arid region of Bahia. This work is part of a study of the development of educational innovation, characterized by the iterative nature of its successive phases of planning, implementation and evaluation of educational interventions. The preliminary stage of the research consists of analyzing the educational context, reviewing the literature and developing a theoretical and conceptual framework. The results obtained in the first phase supported the systematization of four design principles and based on them the development of the prototyping phase, resulting in the elaboration of a didactic sequence on human evolution. We hope that our research will encompass in the future the detailed and systematic study of successive cycles of application, analysis, evaluation and validation, and that it will contribute to an education that favors heritage education, local cultural appreciation, in transversality with respect for the environment and to the diversity of human cultures.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Ensino de História
Evolução humana
Design Research
Negacionismo científico
Colonialidade
Ciência - Estudo e ensino
CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS
FILOSOFIA
EPISTEMOLOGIA
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
HISTORIA
HISTORIA DAS CIÊNCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39917
Data do documento: 5-Jun-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

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