Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39880
Tipo: Tese
Título: Os saberes docentes na formação do professor de física: uma análise do planejamento à execução de uma sequência didática
Título(s) alternativo(s): Teaching knowledge in physics teacher training: an analysis of planning and execution of a didactic sequence
Autor(es): Silva, Poliana Schettini
Primeiro Orientador: Silva, Indianara
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Boss, Sergio Luiz Bragatto
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Indianara
metadata.dc.contributor.referee2: Boss, Sergio Luiz Bragatto
metadata.dc.contributor.referee3: Teixeira, Elder Sales
metadata.dc.contributor.referee4: Silveira, Alessandro Frederico da
metadata.dc.contributor.referee5: Duarte, Ana Cristina Santos
Resumo: Esta pesquisa teve como ponto de partida a nossa insatisfação com modo que se encontra o Ensino de Física na Educação Básica, atrelada a nossa concepção de que a busca pela melhoria do mesmo, passa, obrigatoriamente, pela melhoria da formação de professores. Acreditamos que a formação de professores precisa estar alinhada com a concepção de professor que queremos atuando na Educação Básica e por conta disso, nos debruçamos, inicialmente, em entender como o professor de física está sendo formado, analisando e discutindo sobre os modelos de formação docente que estruturam os cursos de licenciatura do país, além de olharmos sistematicamente para o desenvolvimento dos saberes docente que compõe a base de conhecimentos do professor. Assim, focamos nossas atenções no Estágio Supervisionado, por entendermos as potencialidades formativas que o mesmo tem, pois é durante esse momento que o aluno se depara com todas as variáveis do trabalho docente, ocupando o espaço de professor pela primeira vez. Dessa forma, ao longo da pesquisa objetivamos compreender os significados atribuídos, pelos licenciandos em Física, aos saberes docentes relacionados ao planejamento e execução de uma Sequência Didática, elaborada com base na Teoria da Aprendizagem Significativa. Para alcançar tal objetivo, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa tendo a observação participante como técnica de pesquisa. Os dados foram coletados junto à uma turma de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física da universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de Formação de Professores. Os resultados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo e mostraram que os licenciandos conseguiram desenvolver um conjunto de saberes docentes relacionados às habilidades de ensino, no entanto nenhum saber foi desenvolvido sobre o uso da Teoria da Aprendizagem Significativa. Além disso, foi possível inferir que o houve um movimento na centralidade do PCK dos licenciandos, quando confrontamos a composição do mesmo em diferentes momentos. Por fim, identificamos que enquanto o PPC do curso apresenta traços da racionalidade técnica, a disciplina de estágio supervisionado foi estruturada nos moldes da racionalidade crítica, contribuindo para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva nos licenciandos.
Abstract: This research had as its starting point our dissatisfaction with the way Physics Teaching is found in Basic Education, linked to our conception that the search for improving it necessarily involves improving teacher training. We believe that teacher training needs to be aligned with the conception of teacher we want working in Basic Education and because of this, we initially focused on understanding how physics teachers are being trained, analyzing and discussing the models of teacher training that structure the country's undergraduate courses, in addition to systematically looking at the development of teaching knowledge that makes up the teacher's knowledge base. Therefore, we focus our attention on the Supervised practicum in initial teachers education, as we understand the training potential it has, as it is during this moment that the student is faced with all the variables of teaching work, occupying the role of teacher for the first time. Therefore, throughout the research we aimed to understand the meanings attributed, by Physics graduates, to teaching knowledge related to the planning and execution of a Didactic Sequence, prepared based on the Theory of Meaningful Learning. To achieve these objectives, we developed qualitative research using participant observation as a research technique. The data were collected from a Supervised pre-services class of the Physics Degree course at the Federal University of Recôncavo da Bahia, at the Teacher Education Center. The results were analyzed in the light of Content Analysis and showed that the undergraduates managed to develop a set of teaching knowledge related to teaching skills, however no knowledge was developed regarding the use of Meaningful Learning Theory. Furthermore, it was possible to infer that there was a movement in the centrality of the PCK of undergraduate students, when we compared its composition at different moments. Finally, we identified that while the course's PPC presents traces of technical rationality, the supervised internship discipline was structured along the lines of critical rationality, contributing to the development of a critical-reflective stance in undergraduates.
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Formação de professores de física
Saberes docentes
Conhecimento Pedagógico de Conteúdo
Estágio Supervisionado
CNPq: EDUCAÇÃO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39880
Data do documento: 6-Fev-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_PolianaSchettini_TextoFinalPublicacao.pdfTese de Doutorado - Poliana Schettini4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons