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Tipo: Tese
Título: Possibilidades do lazer no tratamento da adicção de psicoativos
Título(s) alternativo(s): Possibilities of leisure in the treatment of psychoactive addiction
Autor(es): Guimarães, Sueli Abreu
Primeiro Orientador: Rocha Junior, Coriolano Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha Junior, Coriolano Pereira da
metadata.dc.contributor.referee2: Romera, Liana Abrão
metadata.dc.contributor.referee3: Caú, José Nildo Alves
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Romilson Augusto dos
metadata.dc.contributor.referee5: Capi, André Henrique Chabaribery
Resumo: Esta tese promoveu um diálogo entre educação não formal, lazer e adicção de psicoativos com o objetivo de conhecer possibilidades do lazer na re(educação) de seres humanos em tratamento da adicção de psicoativos. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, exploratória, descritiva e estudo de caso em Hotel Fazenda e Clínica X (HFCX). Os dispositivos de construção de informações e compreensões foram observação e entrevista semiestruturada com especialistas de equipe multidisciplinar. A análise do conteúdo favoreceu a geração de categorias: hotel e clínica; hóspedes/pacientes; o tratamento; potência do lazer; possibilidades do lazer. Ao longo de quatro capítulos pôde-se apresentar breve histórico sobre tratamento da adicção de psicoativos no Brasil; caracterizar a instituição Hotel Fazenda e Clínica X e o perfil das pessoas internadas com adicção; explicar o tratamento dispensado aos pacientes com adicção de psicoativos institucionalizados no HFCX; e, identificar possibilidades do lazer no tratamento da adicção de psicoativos de hóspedes/pacientes do HFCX. Restou evidenciado o tempo de lazer como potência (re)educativa porque estimulava o raciocínio, a criatividade, a reflexão sobre aspectos da vida e sentimentos das pessoas hospedadas/pacientes. Fundamental era o lazer no HFCX porque viabilizava os cuidados diários, trocas, atividades em conjunto, de modo que se construía laços e reforçava vínculos. As experiências de lazer reverberavam nas formas de internos se expressar, relacionar, perceber a si e outro, perspectivar a própria vida, querer e aceitar ser cuidado e se autocuidar.
Abstract: This thesis promoted a dialogue between non-formal education, leisure and drug addiction psychoactive substances with the aim of discovering the possibilities of leisure in the re(education) of human beings undergoing treatment for psychoactive addiction. Research was carried out bibliographic, documentary, exploratory, descriptive and case study in Hotel Farm and Clinic X (HFCX). Information construction devices and understandings were observation and semi-structured interviews with specialists in multidisciplinary team. Content analysis favored the generation of categories: hotel and clinic; guests/patients; the treatment; leisure power; possibilities of leisure. Over the course of four chapters, a brief history of treatment of psychoactive addiction in Brazil; characterize the institution Hotel Farm and Clinic X and the profile of people hospitalized with addiction; explain the treatment given to patients with institutionalized psychoactive addiction in HFCX; and, identify leisure possibilities in the treatment of drug addiction psychoactive substances from HFCX guests/patients. Leisure time remained evident as a (re)educational power because it stimulated reasoning, creativity, reflection on aspects of the lives and feelings of the people staying/patients. Leisure at HFCX was fundamental because it enabled daily care, exchanges, activities together, so that bonds were built and bonds were strengthened. To the leisure experiences reverberated in the ways inmates express themselves, relate, understand yourself and others, perspective your own life, want and accept to be cared for and feel self-care.
Palavras-chave: Educação Não Formal
Lazer
Adicção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: GUIMARÃES, Sueli Abreu. Possibilidades do lazer no tratamento da adicção. 2024. Orientador: Coriolano Pereira da Rocha Junior. 190 f. il. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39878
Data do documento: 16-Jul-2024
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