Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39865
Tipo: Dissertação
Título: “o que você quer saber de verdade?”: relatório de investigação prático-teórica em peça-conferência sobre o luto
Título(s) alternativo(s): “what do you really want to know?”: practical-theoretical investigation report in a conference piece on grief
Autor(es): Moreno, Mariana
Primeiro Orientador: Thürler, Djalma
metadata.dc.contributor.referee1: Thürler, Djalma
metadata.dc.contributor.referee2: Colling, Leandro
metadata.dc.contributor.referee3: Sanches, João Alberto Lima
Resumo: Esta é uma pesquisa prático-teórica que, de forma interdisciplinar, quer compreender a função epistemológica que a arte pode cumprir. Trata de um processo de busca consciente e sistemática em torno de questões que procuram explicitamente elaborar, organizar, descobrir, inventar novos conhecimentos sobre a categoria “peça-conferência”, que tem sido objeto e cenário recorrente de criação e pesquisa no teatro contemporâneo. É uma atividade que abre novos campos, que explora caminhos, que se esforça por traçar rotas para que futuros investigadores possam percorrer o território que estudamos e produzir novos conhecimentos. A investigação orientada por uma prática artística, conceito difundido no mundo como Practice as Research (PaR) – um paradigma de pesquisa emergente em várias disciplinas criativas – refere-se a um tipo de investigação que recorre a uma abordagem metodológica diferente da qualitativa ou quantitativa, correspondendo ao campo da performatividade e respondendo a perguntas que vem das práticas cênicas da ATeliê voadOR e desenvolvidas a partir delas – perguntas que geralmente vêm do como. Portanto, as perspectivas metodológicas para o desenvolvimento da investigação nas artes, são questões sobre as quais se pode refletir, mas que na realidade exigem criar um sistema, executá-lo, vê-lo, praticá-lo. A partir daí, resgatar observações e formular essa pequena máquina que permite observar como as coisas fazem as coisas. Espera-se com esta dissertação arquitetar, conceber e compor um agrupamento de novas ideias, de novos dados, relatos e experiências de como se pode produzir e gerar conhecimentos através da investigação artística. Mais especificamente, constatar a partir de um processo acadêmico-criativo em “peça-conferência” sobre o luto, revelar o desenvolvimento de novos mecanismos ou a apresentação de aspectos de identificação e reconhecimento de produções como a “peça-conferência”.
Abstract: Se trata de una investigación práctico-teórica que, de manera interdisciplinaria, quiere comprender la función epistemológica que puede cumplir el arte. Es un proceso de búsqueda consciente y sistemática en torno a cuestiones que buscan explícitamente elaborar, organizar, descubrir, inventar nuevos conocimientos sobre la categoría “obra de conferencia”, que ha sido objeto y escenario recurrente de creación e investigación en el teatro contemporáneo. Es una actividad que abre nuevos campos, que explora caminos, que busca trazar rutas para que los futuros investigadores puedan recorrer el territorio que estudiamos y producir nuevos conocimientos. La investigación guiada por una práctica artística, concepto muy extendido en el mundo como Práctica como Investigación (PaR), se refiere a un tipo de investigación que utiliza un enfoque metodológico diferente al cualitativo o cuantitativo, correspondiente al campo de la performatividad y respondiendo a preguntas. que provienen de las prácticas escénicas desarrolladas en ATeliê voadOR y desarrolladas a partir de ellas – preguntas que generalmente provienen del cómo. Por tanto, las perspectivas metodológicas para el desarrollo de la investigación en las artes son cuestiones sobre las que se puede reflexionar, pero que en realidad requieren crear un sistema, ejecutarlo, verlo, practicarlo. A partir de ahí, recupera observaciones y formula esta maquinita que te permite observar cómo hacen las cosas. Se espera que esta tesis diseñe, conciba y componga un grupo de nuevas ideas, nuevos datos, informes y experiencias sobre cómo se puede producir y generar conocimiento a través de la investigación artística. Más específicamente, verificar desde un proceso académico-creativo en un “obra de conferencia” sobre el duelo, revelando el desarrollo de nuevos mecanismos o la presentación de aspectos de identificación y reconocimiento de producciones como un “obra de conferencia”.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Practice as Research (PaR)
Peça-conferência
Teatro contemporâneo
Luto
Atriz-epistemóloga
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39865
Data do documento: 29-Abr-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Repositorio_Final_MM_Dissertacao.pdf16,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata.pdf5,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.