Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39474
Tipo: Dissertação
Título: Subversões políticas e epistêmicas: reflexões sobre a Pós-Graduação stricto sensu a partir de uma proposição descolonizadora e emancipatória no percurso formativo GENTES.
Título(s) alternativo(s): Political and epistemic subversions: a reflection on stricto sensu Postgraduate studies based on a decolonizing and emancipatory proposition through educational process experienced in GENTES
Autor(es): Rotondano, Simone Filgueiras
Primeiro Orientador: Silva, Maria Cecília de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Maria Cecília de Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Admilson
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Avelino, Priscila Gomes Dornelles
Resumo: Esta pesquisa questiona o acesso de pessoas periféricas; aquelas colocadas às margens das hegemonias do poder e do conhecimento; o recorte de análise é a formação continuada de professoras e professores realizada pelo Grupo de Estudos Novas Temáticas, Epistemologias e Saberes – GENTES. A análise de natureza qualitativa foi realizada por meio da análise de conteúdo, os dados foram colhidos, de modo conjunto, na observação participante realizada no período de abril de 2022 a novembro de 2023 e nas entrevistas com sete participantes da formação continuada durante o ano de 2023. A problematização trouxe para o debate a exclusão de professoras (es), da educação básica da Bahia, da pós-graduação stricto sensu, fato que sugere certa contradição tendo em vista serem sujeitos licenciados, teoricamente, cultos e intelectivos. A incongruência, segundo a investigação, se ancora, na categorização e discriminação de raça, gênero e classe econômica que operam tacitamente como critérios de seleção e eliminação. Para compreender como se dá a exclusão de corpos periféricos dos níveis de mestrado e doutorado, partiu-se da investigação sobre a pós-graduação desde a sua fundação na década de 60, analisando o ensino superior, a universidade e as políticas voltadas para essa etapa da educação como reflexo de ações governamentais, institucionais, de políticas raciais, de classe e de gênero engendradas no passado colonial, mantidas e atualizadas pela influência dominante do capitalismo euro-norte-americano sobre a produção do conhecimento nos níveis de ensino, formação e pesquisa. A pesquisa demonstrou que as periferias são inscritas nos corpos através de marcadores sociais e que mesmo professoras (es) enfrentam múltiplas formas de discriminação, são desqualificadas (os), subjugadas (os) e excluídas (os). O estudo evidenciou a sobreposição de opressões infligidas pelas violências de raça, classe, gênero e linguística, situando-as como determinações da exclusão desses corpos dos espaços de produção do conhecimento científico, ao mesmo tempo, o estudo indicou possibilidades de subversão de modelos hegemônicos de saber e poder a partir de modos fronteiriços de conhecer e de gerar conhecimento identificados e reconhecidos na formação continuada de professores no coletivo GENTES. Ao tornar público os efeitos da pedagogia de convergência utilizada pelo coletivo GENTES como subsídio de acesso à pós-graduação, a pesquisa revelou a necessidade e importância de políticas públicas de inclusão também no nível da pós-graduação.
Abstract: This research questions the access of people from the periphery, those placed on the margins of the hegemonies of power and knowledge; The analysis focus is the continued professional training of teachers carried out by the Grupo de Estudos Novas Tematicas, Epistemologias e Saberes – GENTES. The qualitative analysis was carried out through content analysis of the data collected, collaboratively, in participant observation being conducted from April 2022 to November 2023 and also interviews with seven continuing education participants during the year 2023. The problematization brought to debate the exclusion of teachers, from basic education in Bahia, from stricto sensu postgraduate studies, a fact that suggests a certain contradiction considering that they are theoretically educated, cultured and intellective subjects. The incongruity, according to the investigation, is anchored in the categorization and discrimination of race, gender and economic class that tacitly operate as selection and elimination criteria. To understand how the exclusion of peripheral bodies from master's and doctoral levels takes place, we started with research on postgraduate studies since its foundation in the 1960s. We analyze higher education, the university and policies aimed at this stage of education as a reflection of governmental, institutional, racial, class and gender policies engendered in the colonial past, maintained and updated by the dominant influence of Euro-North American capitalism on the production of knowledge at the levels of education, training and research. This research demonstrated that the peripheries are inscribed on individual’s bodies through social markers and that even teachers face multiple forms of discrimination, and sometimes are disqualified, subjugated and excluded. The study highlighted the overlapping of oppressions inflicted by racial, class, gender and linguistic violence, placing them as determinations of the exclusion of these individuals from the spaces of production of scientific knowledge. At the same time, the study indicated possibilities of subversion of hegemonic models of knowledge and power based on borderline ways of knowing and generating knowledge identified and recognized in the continuing education of teachers in the GENTES collective. By making public the effects of the convergence pedagogy used by the GENTES collective, as a subsidy for access to postgraduate studies, the research revealed the need and importance of public inclusion policies also at the postgraduate level.
Palavras-chave: Professores
Pós-graduação
Pedagogia descolonizadora
Hegemonia
Conhecimento
Professores - Formação
Professores de pós-graduação
Professores de pós-graduação
Pedagogias descolonizadora
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: Rotondano, Simone Filgueiras. Subversões políticas e epistêmicas: reflexões sobre a pós-graduação stricto sensu a partir de uma proposição descolonizadora e emancipatória no percurso formativo GENTES. Orientadora: Maria Cecilia de Paula Silva. 2024. p. 125. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito/Embargado
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39474
Data do documento: 28-Mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE FILGUEIRAS ROTONDANO. DISSERTAÇÃO MESTRADO.pdf
Restrito até 2026-07-04
Dissertação Mestrado1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.