Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39311
Tipo: Dissertação
Título: “Estou por um triz de dar passos atrás”: os dilemas da coordenadora pedagógica da Escola Kimimo Boa Vista– Seabra/BA – frente à concepção de alfabetização na educação infantil
Autor(es): Oliveira, Janara Luiza Paiva Botelho
Primeiro Orientador: Zen, Giovana Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Zen, Giovana Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Augusto, Silvana de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
Resumo: Este Projeto de Intervenção representa os resultados da pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da UFBA. Esta investigação buscou compreender como a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Kimimo Boa Vista, localizada em Seabra/BA, pode, em meio aos seus vários dilemas profissionais, contribuir com a ressignificação das práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil, potencializando o direito das crianças de interagir de forma significativa com a escrita, compreendendo seus usos e funcionamentos. Por meio desse tema, a pesquisa objetivou investigar as relações entre a formação continuada de docentes e o trabalho pedagógico realizado em sala de aula no marco da perspectiva construtivista psicogenética. A investigação assume o método da pesquisa-formação considerando a sistemática da produção e análise de dados. A pesquisa qualitativa, na perspectiva da pesquisa-formação, oportunizou a produção minuciosa das informações, considerando que os dados recolhidos foram imprescindíveis para compreender a relação entre formação continuada, Alfabetização e Educação Infantil. Para apoiar a investigação qualitativa, foram adotados como procedimentos de produção as narrativas das participantes. Desse modo, os pressupostos metodológicos da pesquisa-formação puderam contribuir com a análise dos relatos de experiência das professoras por considerar o ato de narrar como lugar privilegiado para acompanhar os saberes, os avanços, os desafios e as dúvidas, e assim poder entender até que ponto formação e prática se encontravam. As interpretações advindas da análise desses instrumentos evidenciaram que o processo formativo das professoras, responsabilidade principal da coordenadora, possibilita a ambas – coordenadora e professora – avanços em seus saberes frente à concepção de Alfabetização na Educação Infantil alinhada ao ingresso das crianças nas culturas do escrito, por meio das práticas sociais nas quais ler e escrever faz parte do comportamento das pessoas. Além disso, permitiu compreender também que os processos de profissionalização da coordenadora pedagógica e das professoras são marcados por dilemas que existem no campo educacional e precisam ser discutidos e debatidos, dentre estes o da própria concepção de Alfabetização e da polêmica que envolve essa discussão na Educação Infantil. Por meio dessa investigação foi elaborado o produto de intervenção articulado teórico e metodologicamente a esta pesquisa.
Palavras-chave: Alfabetização
Educação Infantil
Formação continuada
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39311
Data do documento: 26-Fev-2024
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (com PTT) - Janara Oliveira (revisado).pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.