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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Formação continuada de coordenadores pedagógicos em prol do direito da criança de participar de práticas leitoras e escritoras na educação infantil
metadata.dc.creator: Medeiros, Vailma Martins de
metadata.dc.contributor.advisor1: Zen, Giovana Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Zen, Giovana Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
metadata.dc.contributor.referee3: Augusto, Silvana de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Este Projeto de Intervenção abordou a formação continuada de coordenadores pedagógicos em defesa do direito da criança de participar de práticas leitoras e escritoras na Educação Infantil. O objetivo principal é fomentar a ressignificação das práticas profissionais desses coordenadores em um contexto colaborativo e coletivo. A pesquisa foi realizada nas escolas públicas de Educação Infantil da Rede Municipal de Seabra-Ba. A abordagem da pesquisa-formação, adotada neste estudo, revelou-se um método fundamental para a ressignificação das práticas profissionais das coordenadoras pedagógicas. A escolha da abordagem qualitativa possibilitou a cuidadosa produção de dados e informações essenciais para ampliar as discussões e reflexões sobre o direito de as crianças participarem de práticas leitoras e escritoras. Os procedimentos de produção de dados foram delineados por meio de movimentos formativos, destacando-se pela vantagem de enfatizar as vozes e os gestos das coordenadoras pedagógicas participantes. Essa escolha permitiu que compartilhassem mais sobre sua própria prática, seu papel central como formadoras de professores bem como suas vivências nesses diferentes movimentos formativos. Falas, registros escritos, vídeos, áudios e relatos resultantes da entrevista e dos movimentos formativos foram fundamentais para o alcance dos objetivos desta pesquisa, proporcionando uma compreensão mais abrangente e aprofundada do tema de análise. A análise dos dados revelou que as coordenadoras reconhecem a formação dos professores como sua função central nas escolas. Os resultados indicam um aprofundamento teórico e prático relacionado à concepção de Alfabetização em uma perspectiva construtivista psicogenética, destacando a continuidade do trabalho de formação continuada por meio de movimentos formativos, com ênfase na estratégia da tematização da prática. Ficou evidente que a formação continuada, mediada de forma reflexiva e colaborativa, por meio de movimentos formativos, pode efetivamente contribuir para o fortalecimento de práticas de leitura e escrita na Educação Infantil.
Resumen : This Intervention Project addressed the continued training of pedagogical coordinators in defense of the child's right to participate in reading and writing practices in Early Childhood Education. The main objective is to encourage the redefinition of these coordinators' professional practices in a collaborative and collective context. The research was carried out in public early childhood education schools in the Municipal Network of Seabra-Ba. The research-training approach, adopted in this study, proved to be a fundamental method for redefining the professional practices of pedagogical coordinators. The choice of a qualitative approach enabled the careful production of essential data and information to expand discussions and reflections on children's right to participate in reading and writing practices. The data production procedures were outlined through formative movements, highlighting the advantage of emphasizing the voices and gestures of the participating pedagogical coordinators. This choice allowed them to share more about their own practice, their central role as teacher trainers, as well as their experiences in these different training movements. Speeches, written records, videos, audios and reports resulting from the interview and training movements were fundamental to achieving the objectives of this research, providing a more comprehensive and in-depth understanding of the topic of analysis. Data analysis revealed that coordinators recognize teacher training as their central function in schools. The results indicate a theoretical and practical deepening related to the conception of Literacy in a psychogenetic constructivist perspective, highlighting the continuity of the work of continued education through training movements, with an emphasis on the strategy of thematization of practice. It was evident that continued training, mediated in a reflective and collaborative way, through training movements, can effectively contribute to strengthening reading and writing practices in Early Childhood Education.
Palabras clave : Educação Infantil
Alfabetização
Formação continuada
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39294
Fecha de publicación : 26-feb-2024
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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