Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39273
Tipo: Dissertação
Título: Falar e escrever: relações entre variação linguística e alfabetização.
Autor(es): Vasconcelos, Elen Caroline Ferreira
Primeiro Orientador: Muniz, Dinea Sobral
metadata.dc.contributor.referee1: Nery, Raquel Gomes Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Giselly Lima
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo, Liane Castro
metadata.dc.contributor.referee4: Muniz, Dinea Sobral
Resumo: Esta dissertação tem como tema principal as relações entre fala e escrita ante o fenômeno da variação linguística na alfabetização. A fim de contribuir com os estudos do campo da alfabetização de crianças, a pesquisa buscou discutir sobre o que dizem alfabetizadoras da rede municipal de ensino da cidade de Salvador sobre a temática. Para a fundamentação teórica, considerações sobre estudos dos campos da alfabetização, linguística e sociolinguística são trazidos em debates com diversos autores como Magda Soares, Arthur Gomes de Morais, Carlos Cagliari e outros. Os aportes metodológicos conceituam essa pesquisa enquanto de natureza exploratória e de característica qualitativa, tendo a entrevista com procedimento de investigação utilizado para a coleta dos achados, com roteiro de perguntas semiestruturadas que foram realizadas na modalidade virtual/on-line através de plataformas digitais, como possibilidade de estudo em tempos de pandemia. A análise dos relatos das professoras alfabetizadoras nos permite inferir diversos sentidos contextuais e teóricos que correspondem as questões levantadas nas problematizações no projeto de pesquisa. Os dados evidenciaram que os aspectos relacionados com a variedade linguística presentes nas turmas de alfabetização, dessas professoras evidenciam o quanto essas variações estão relacionadas com o processo de aprendizagem das crianças no quesito relação ortográfica na fala e escrita.
Abstract: This dissertation has as its main theme the relations between speech and writing in the face of the phenomenon of linguistic variation in literacy. In order to contribute to studies in the field of children's literacy, the research sought to discuss what literacy teachers from the municipal school system in the city of Salvador say on the subject. For the theoretical foundation, considerations about studies in the fields of literacy, linguistics and sociolinguistics are brought into debates with several authors such as Magda Soares, Arthur Gomes de Morais, Carlos Cagliari and others. The methodological contributions conceptualize this research as exploratory in nature and qualitative, having the interview with an investigation procedure used to collect the findings, with a script of semi-structured questions that were carried out in the virtual/online modality through digital platforms, such as possibility of study in times of pandemic. The analysis of the literacy teachers' reports allows us to infer different contextual and theoretical meanings that correspond to the questions raised in the problematizations in the research project. The data showed that the aspects related to the linguistic variety present in the literacy classes of these teachers show how much these variations are related to the children's learning process in terms of the orthographic relationship in speech and writing.
Palavras-chave: Alfabetização.
Variação (Linguística).
Atos da fala - (Linguística).
Crianças - Escrita
Crianças
CNPq: Linguística, letras e artes
Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39273
Data do documento: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Elen Vasconcelos VF.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.