Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39219
Tipo: Tese
Título: Os saberes prático-poiéticos no contexto do estágio supervisionado: construções e relações
Título(s) alternativo(s): The practical-poietic knowledge in the context of supervised internship: constructions and relationships
Les savoirs pratique-poïétiques dans le contexte du stage supervisé : constructions et relations
Die praxis-poetischen Kenntnisse im Kontext des Praktikums: Konstruktionen und Beziehungen
Los saberes práctico-poiéticos en el contexto del prácticum: construcciones y relaciones
Autor(es): Lemos, Elson de Souza
Primeiro Orientador: Trindade, Lúcia Gracia Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Trindade, Lúcia Gracia Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Sá, Maria Roseli Gomes Brito
metadata.dc.contributor.referee3: Moreira, Jussara Tânia Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Souza, Ester Maria de Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee5: Araújo, Osmar Hélio Alves
Resumo: Neste estudo, tomamos a formação docente e a construção dos saberes prático-poiéticos por licenciandos de Pedagogia durante o estágio curricular como cruciais para o aprendizado da docência. Por isso, estabelecemos como objetivo geral compreender como se dão as construções e apropriações dos saberes práticos-poiéticos experienciados cotidianamente pelos licenciandos do Curso de Pedagogia no contexto da sala de aula, com vistas a construção de aprendizagens da docência na dimensão do estágio curricular. Como objetivos específicos temos: mapear os saberes prático-poiéticos construídos pelos(as) licenciandos(as) do curso de Pedagogia, no contexto das vivências cotidianas do Estágio Curricular na Escola da Educação Básica; descrever as construções e apropriações dos saberes prático-poiéticos pelos(as) licenciandos(as) do Curso de Pedagogia, a partir da vivência cotidiana no Estágio Curricular na Escola da Educação Básica; analisar como os (as) licenciandos(as) do Curso de Pedagogia desenvolvem as aprendizagens da docência, a partir da experiência cotidiana do Estágio Curricular na Escola da Educação Básica, levando em consideração a construção dos saberes prático-poiéticos. Este estudo examina a natureza desses saberes, caracterizados pela criatividade e inovação, que se manifestam na prática pedagógica cotidiana, enfatizando a interação teoria-prática. Os saberes prático-poiéticos, emergindo espontaneamente, demonstram a capacidade intrínseca do ser humano para criar e adaptar-se às contingências. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, utilizando-se do estudo de caso. Para produção dos dados, foram aplicados questionários com situações-problema a estudantes-estagiárias da disciplina de Estágio II - Ensino Fundamental, Anos Iniciais – Ensino Regular do curso de Pedagogia da UESB/Itapetinga, além do grupo focal. Ainda, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas professoras de estágio e as análises dos Relatórios de Estágio das referidas alunas. Para analisar os dados foi empregada a técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a experiência do estágio curricular é essencial para a construção dos saberes prático-poiéticos, enfatizando a importância da prática reflexiva, criatividade e adaptabilidade na formação docente. Esses saberes funcionam como pontes entre o conhecimento acadêmico e a realidade da sala de aula, preparando futuros professores para um ensino adaptativo, criativo e alinhado com as complexidades da educação contemporânea. Consideramos que este estudo ratifica a relevância do estágio curricular como espaço primordial para essa construção, destacando a necessidade de abordagens pedagógicas que valorizem e promovam a prática reflexiva e a inovação na formação inicial de professores.
Abstract: n this study, we consider teacher training and the construction of practical-poietic knowledge by Pedagogy undergraduates during the curricular internship as crucial for learning about teaching. Therefore, our general objective is to understand how the constructions and appropriations of practical-poietic knowledge experienced daily by Pedagogy students in the classroom context occur, with a view to building teaching learning in the dimension of the curricular internship. The specific objectives are to map the practical-poietic knowledge constructed by Pedagogy students in the context of daily experiences in the Curricular Internship at the School of Basic Education; describe the constructions and appropriations of practical-poietic knowledge by Pedagogy students, based on daily experiences in the Curricular Internship at the School of Basic Education; analyze how Pedagogy students develop teaching learning from the daily experience of the Curricular Internship at the School of Basic Education, taking into account the construction of practical-poietic knowledge. This study examines the nature of these knowledge, characterized by creativity and innovation, which manifest in everyday pedagogical practice, emphasizing the interaction between theory and practice. Practical-poietic knowledge, emerging spontaneously, demonstrates the intrinsic ability of humans to create and adapt to contingencies. Thus, a qualitative and exploratory research was conducted, using a case study. To produce the data, questionnaires with problem situations were applied to student-interns in the subject Internship II - Elementary School, Initial Years - Regular Education of the Pedagogy course at UESB/Itapetinga, in addition to the focus group. Interviews were also conducted with two internship teachers and the analysis of the Internship Reports of the mentioned students. The content analysis technique was employed to analyze the data. The results show that the curricular internship experience is crucial for the construction of practical-poietic knowledge, emphasizing the importance of reflective practice, creativity, and adaptability in teacher training. These knowledge act as bridges between academic knowledge and the reality of the classroom, preparing future teachers for adaptive, creative teaching aligned with the complexities of contemporary education. We consider that this study reaffirms the relevance of the curricular internship as a primary space for this construction, highlighting the need for pedagogical approaches that value and promote reflective practice and innovation in initial teacher training.
Palavras-chave: Saberes docentes
Estágio curricular
Formação de professores(as)
Práxis-poiética
Poiesis
Educação - Estudo e ensino (Estágio)
Programas de estágio
Formação - Professores
Saberes do docente
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39219
Data do documento: 8-Dez-2023
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.