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Tipo: Tese
Título: Por uma política de carreira docente: limites e potencialidades de um modelo brasileiro no processo de desenvolvimento profissional no período de examinação
Autor(es): Barreto, Andreia Cristina Freitas
Primeiro Orientador: Trindade, Lúcia Gracia Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Ferraz, Roselane Duarte
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Aparecida Alves da
metadata.dc.contributor.referee3: Nunes, Cláudio Pinto
metadata.dc.contributor.referee4: Ferraz, Rita de Cássia Souza Nascimento
metadata.dc.contributor.referee5: Trindade, Lúcia Gracia Ferreira
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral, analisar a carreira dos/as professores/as da Educação Básica do município de Itapetinga-BA que estão no período de Examinação, pressupondo as potencialidades/limites do modelo brasileiro para a construção/implementação de políticas públicas de acompanhamento docente e os desdobramentos desse no ensino. Como objetivos específicos temos: analisar a(s) referência(s) de carreira dos/as professores/as da Educação Básica do município de Itapetinga-BA e suas características, considerando o Modelo Brasileiro; conhecer as características do período de Examinação que compõe o Modelo Brasileiro e seus desdobramentos no ensino; identificar/Avaliar as potencialidades/limites do modelo para elaboração de políticas públicas de acompanhamento docente nesse período de carreira. Esta pesquisa está caracterizada como fenomenológica – qualitativa, foi desenvolvida a partir de inspirações etnográficas com três professores/as da Educação Básica do município de Itapetinga-BA, sendo um homem e duas mulheres, que se encontravam no período de Examinação do Modelo Brasileiro da Carreira Docente. Optamos por três instrumentos de produção de dados, especificamente: análise documental, questionário e observação da prática pedagógica. Utilizamos a técnica análise de conteúdo para o tratamento do corpus desta investigação que foram: descrições das observações pedagógicas, registradas no diário de campo; catalogação dos dados dos questionários e; os documentos que regulam a carreira do município de Itapetinga-BA (Lei Orgânica do Município - Lei de 05/04/1990, Plano Municipal de Educação de Itapetinga - PME, Lei 1.275/2015; Plano de Cargos e Remuneração do Magistério Público Municipal - Lei 941/2003, e, Estatuto do Magistério Público Municipal - Lei 1.101/2010). A pesquisa revelou que as políticas que regulam a carreira docente do município pesquisado não atendem a aspectos específicos da carreira e de ordem subjetiva (como saberes, satisfação, atratividade, identificação, bem-estar profissional e do atendimento aos aspectos individuais), sendo necessário avançar no sentido de considerar as características de cada período da carreira do/a professor/a, conforme proposto pelo Modelo Brasileiro de Carreira Docente. Constatamos que o período de Examinação é constituído mais de características negativas que positivas. Percebemos que, os/as docentes que se encontram nessa etapa da trajetória profissional, estão cansados, frustrados, estressados, ansiedade, adoecidos físicos e/ou mentalmente. O desdobramento dessas características no ensino tem ocorrido por meio das escolhas que os/as docentes fazem para desenvolver suas práticas. Por fim, os dados ratificam as pesquisas de Ferreira (2014; 2017; 2020; 2023) e mostram a potencialidade do Modelo para pensar em políticas de carreira de acompanhamento docente. Ficou claro a necessidade de, no período de Examinação, lograrmos investimentos relacionados a políticas de prevenção de aspectos negativos e fortalecimento de aspectos positivos, presentes em períodos anteriores. Quanto as limitações do Modelo observamos que sua criação se deu a partir de uma concepção mais geral de carreira docente, podendo, para ampliar-se a nível nacional, adaptar-se e ser base para outras construções. Dessa forma, consideramos que o MBCD demonstra potencial para consolidar-se e expandir-se para o desenvolvimento de uma política nacional, contribuindo para avanços no âmbito do desenvolvimento profissional docente.
Abstract: This study aims to analyze the teaching careers of Basic Education teachers in the municipality of Itapetinga-BA during the Examination period, presupposing the potentials and limits of the Brazilian model for the construction and implementation of public policies for teacher monitoring, and its implications on teaching. Specific objectives include: analyzing the career references of Basic Education teachers in Itapetinga-BA and their characteristics, considering the Brazilian Model; understanding the characteristics of the Examination period within the Brazilian Model and its implications for teaching; identifying and evaluating the potentials and limits of the model for the development of public policies for teacher monitoring during this career period. This research is characterized as phenomenological-qualitative and was developed based on ethnographic inspirations with three Basic Education teachers from Itapetinga-BA, including one male and two females, in the Examination period of the Brazilian Model of the Teaching Career. Three data production instruments were chosen: document analysis, a questionnaire, and observation of pedagogical practices. Content analysis was used for data treatment, including descriptions of pedagogical observations recorded in the field diary, data cataloging from questionnaires, and documents regulating the teaching career in Itapetinga-BA (Municipal Organic Law - Law of 05/04/1990, Municipal Education Plan of Itapetinga - PME, Law 1,275/2015; Municipal Public Teaching Career Plan - Law 941/2003, and Municipal Public Teaching Statute - Law 1,101/2010). The research revealed that the policies regulating the teaching career in the studied municipality do not address specific aspects of the career and subjective factors (such as knowledge, satisfaction, attractiveness, identification, professional well-being, and individual aspects), indicating the need to advance in considering the characteristics of each period of the teacher's career, as proposed by the Brazilian Model of the Teaching Career. It was found that the Examination period consists more of negative characteristics than positive ones. Teachers in this stage of their professional trajectory are observed to be tired, frustrated, stressed, anxious, and physically and/or mentally unwell. The implications of these characteristics in teaching occur through the choices teachers make in developing their practices. Finally, the data support the research of Ferreira (2014; 2017; 2020; 2023) and demonstrate the potential of the Model to think about teacher monitoring career policies. The need for investments related to the prevention of negative aspects and the strengthening of positive aspects in the Examination period became clear. Regarding the limitations of the Model, it is observed that its creation was based on a more general conception of the teaching career, and for it to expand nationally, it could adapt and serve as a basis for other constructions. Thus, it is considered that the Brazilian Model of the Teaching Career demonstrates the potential to consolidate and expand for the development of a national policy, contributing to advancements in the realm of professional teacher development.
Palavras-chave: Modelo Brasileiro da Carreira Docente
Período de Examinação
Professores/as da Educação Básica
Políticas de carreira
Desenvolvimento Profissional Docente
Carreira docente - Política
Educação básica - Itapetinga (BA)
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39116
Data do documento: 20-Dez-2023
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