Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38975
Tipo: Dissertação
Título: O conteúdo ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental: realidade e possibilidades de avanços a partir de fundamentos da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora da educação física
Título(s) alternativo(s): Gymnastics content in the early years of elementary school: reality and possibilities of advancements based on the foundations of historical-critical pedagogy and the critical-overcome approach physical education
Autor(es): Costa, Cláudio dos Santos
Primeiro Orientador: Taffarel, Celi Nelza Zulke
Segundo Orientador: Sá, Kátia Oliver de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sá, Kátia Oliver de
metadata.dc.contributor.referee1: Morshbacher, Márcia
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, David Romão
metadata.dc.contributor.referee3: Sá, Kátia Oliver de
metadata.dc.contributor.referee4: Carvalho, Marize Souza
metadata.dc.contributor.referee5: Taffarel, Celi Nelza Zulke
Resumo: Esta dissertação é resultado de pesquisas desenvolvidas no Laboratório do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer – LEPEL/UFBA e no Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer – GEPEFEL/UCSal. A produção de investigação está situada na linha de pesquisa - Educação, Cultura Corporal e Lazer, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal da Bahia – UFBA. A problemática diz respeito às determinações do neoliberalismo na política educacional brasileira e os limites impostos à realidade do ensino dos conteúdos escolares em geral e, especificamente, a negação do conteúdo Ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental. A hipótese levantada e confirmada, é que o ensino do conteúdo ginástica na Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental da Região Nordeste, expõe limites e contradições decorrentes da implementação da BNCC e das Diretrizes Curriculares Estaduais de Educação Física, O problema de pesquisa está delimitado na investigação sobre as contribuições da Teoria Pedagógica Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico Superadora do Ensino da Educação Física, para o trato com o conteúdo da ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da crítica às Diretrizes Curriculares Estaduais para a Educação Física da Região Nordeste do Brasil. As questões específicas foram as seguintes: Quais as orientações da BNCC sobre o trato com o conteúdo da cultura corporal em geral e em especial com o conteúdo da ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental? Quais as orientações contidas nas Diretrizes curriculares dos nove Estados do Nordeste do Brasil sobre o trato com o conteúdo da ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental? Quais as contribuições da Teoria Pedagógica Histórico-crítica e da Abordagem Crítico-Superadora do Ensino da Educação Física para enfrentar e superar as contradições presentes na BNCC e nas Diretrizes Curriculares dos nove Estados Nordestinos? .O Objetivo geral da pesquisa foi apresentar após a análise crítica da BNCC, das Diretrizes Curriculares de 9 Estados, fundamentos teóricos baseados na Pedagogia Histórico-Crítica e na Abordagem Critico-Superadora da Educação Física e, uma síntese propositiva para garantir o trato com o conteúdo clássico da ginástica nas escolas públicas. Os objetivos específicos foram: (1) Crítica a BNCC; (2) Critica as Diretrizes; (3) Proposições superadoras no ensino da ginástica. A base teórico metodológica constou da consideração da teoria Pedagógica Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora do Ensino da Educação Física e seus fundamentos. Como procedimentos de pesquisa, realizamos estudos exploratórios da produção do conhecimento sobre Ginástica na base do LEPEL/FACED/UFBA, delimitamos as fontes primárias, documentos oficiais sobre BNCC e sobre Diretrizes curriculares de 9 estados nordestinos. Fontes bibliográficas secundárias, e produção do conhecimento pertinente ao tema. Nos valemos de procedimentos próprios de análise bibliográfica, balanço da produção do conhecimento, análise de documentos oficiais. Os dados sistematizados foram analisados estabelecendo nexos e relações entre o lógico e suas determinações históricas contingentes. As categorias teóricas foram: Realidade/possibilidades, contradições, totalidade concreta. As categorias de conteúdo identificadas para atender ao processo de análise foram: a) concepção de aluno/concepção de formação humana; b) concepção de Educação Física; c) o conceito de ginástica, d) a proposição de unidades temáticas/conteúdos da Educação Física; e) habilidades da Ginástica/ traços essenciais da Ginástica Geral. Os resultados da pesquisa apontam para a constatação de uma proposta de ensino de ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental, alicerçada em uma concepção a-histórica, acrítica e embasada em uma visão fragmentada do conhecimento científico, que se caracteriza por um ecletismo teórico e que se expressa em várias correntes de pensamento e abordagens da Educação Física. Nas conclusões finais destacam que há limites impostos no trato com o conteúdo Ginástica que vêm sendo abordados pela área curricular Educação Física, enquanto proposta vinculada aos fundamentos da BNCC , nas Diretrizes Curriculares dos 9 Estados da região Nordeste do Brasil. Para superar por incorporação os limites identificados, há possibilidades de elaboração de uma proposta para a BNCC e de Diretrizes Curriculares Estaduais alicerçada em fundamentos de uma teoria Educacional e Pedagógica Histórico-Crítica e em uma Abordagem Crítico-Superadora da Educação Física, cujas bases defendem uma formação de ser humano omnilateral, a partir da lógica dialética, considerando a necessidade da elevação do padrão da cultura corporal de alunos e alunas, tendo em vista um ensino que atenda a necessidade histórica de emancipação humana da classe trabalhadora.
Abstract: This dissertation is the result of research carried out in the Laboratory of the Research Group on Physical Education, Sport and Leisure – LEPEL/UFBA and in the Laboratory of the Study and Research Group on Physical Education, Sport and Leisure – GEPEFEL/UCSal. The research production is located in the research line - Education, Body Culture and Leisure, of the Postgraduate Program in Education - PPGE at the Federal University of Bahia – UFBA. The problem concerns the determinations of neoliberalism in Brazilian educational policy and the limits imposed on the reality of teaching school content in general and, specifically, the denial of Gymnastics content in the early years of elementary school. The hypothesis raised and confirmed is that the teaching of gymnastics content in Physical Education in the early years of elementary school in the Northeast Region exposes limits and contradictions arising from the implementation of the BNCC and the State Curriculum Guidelines for Physical Education. in the investigation into the contributions of the Historical-Critical Pedagogical Theory and the Overcoming Critical Approach to the Teaching of Physical Education, for dealing with the content of gymnastics in the initial years of elementary school, based on the criticism of the State Curricular Guidelines for Physical Education of Northeast region of Brazil. The specific questions were the following: What are the BNCC guidelines on dealing with body culture content in general and in particular with gymnastics content in the early years of elementary school? What are the guidelines contained in the Curricular Guidelines of the nine States in the Northeast of Brazil regarding dealing with gymnastics content in the early years of elementary school? What are the contributions of the Historical-Critical Pedagogical Theory and the Critical-Overcoming Approach to Physical Education Teaching to face and overcome the contradictions present in the BNCC and in the Curricular Guidelines of the nine Northeastern States? .The general objective of the research was to present, after critical analysis of the BNCC, the Curricular Guidelines of 9 States, theoretical foundations based on Historical-Critical Pedagogy and the Critical-Overcoming Approach to Physical Education and, a propositional synthesis to guarantee dealing with the classic gymnastics content in public schools. The specific objectives were: (1) Criticism of the BNCC; (2) Criticizes the Guidelines; (3) Overcoming propositions in gymnastics teaching. The theoretical methodological basis consisted of the consideration of the Historical-Critical Pedagogical theory and the Critical-Overcoming Approach to the Teaching of Physical Education and its foundations. As research procedures, we carried out exploratory studies of the production of knowledge about Gymnastics based on LEPEL/FACED/UFBA, we delimited the primary sources, official documents on BNCC and on Curriculum Guidelines from 9 northeastern states. Secondary bibliographic sources, and production of knowledge relevant to the topic. We use our own bibliographic analysis procedures, assessment of knowledge production, analysis of official documents. The systematized data were analyzed, establishing links and relationships between the logical and its contingent historical determinations. The theoretical categories were: Reality/possibilities, contradictions, concrete totality. The content categories identified to meet the analysis process were: a) student conception/conception of human training; b) conception of Physical Education; c) the concept of gymnastics, d) the proposition of thematic units/contents of Physical Education; e) Gymnastics skills/ essential traits of General Gymnastics. The results of the research point to the observation of a proposal for teaching gymnastics in the early years of elementary school, based on an ahistorical, uncritical conception and based on a fragmented view of scientific knowledge, which is characterized by theoretical eclecticism and which is expressed in various schools of thought and approaches to Physical Education. In the final conclusions, they highlight that there are limits imposed when dealing with Gymnastics content that have been addressed by the Physical Education curricular area, as a proposal linked to the foundations of the BNCC, in the Curricular Guidelines of the 9 States in the Northeast region of Brazil. To overcome the identified limits by incorporation, there are possibilities of preparing a proposal for the BNCC and State Curricular Guidelines based on the foundations of a Historical-Critical Educational and Pedagogical theory and a Critical-Overcoming Approach to Physical Education, whose bases defend a formation of an omnilateral human being, based on dialectical logic, considering the need to raise the standard of body culture of male and female students, with a view to teaching that meets the historical need for human emancipation of the working class.
Palavras-chave: Educação Física escolar
Ginástica
Pedagogia Histórico-Crítica
Abordagem Crítico-Superadora
BNCC
Diretrizes Estaduais de Educação Física
Ensino Fundamental
Educação física
Currículo
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: COSTA, Cláudio dos Santos. O Conteúdo Ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental: realidade e possibilidades de avanços a partir de fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico Superadora da Educação Física. 164 f. 2023. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38975
Data do documento: 20-Abr-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_CLÁUDIO COSTA_VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO 31.01.24.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons