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Tipo: Dissertação
Título: Práticas avaliativas durante a pandemia de covid-19: narrativas de professoras atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Salvador/BA
Título(s) alternativo(s): Assessment practices during the covid-19 pandemic: narratives from teachers working in the early years of Elementary School in Salvador/BA
Autor(es): Daltro, Dandara Santos Souza
Primeiro Orientador: Alves, Rejane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Rejane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Claudia de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral compreender as práticas avaliativas desenvolvidas pelo/as professores/as atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Salvador/BA durante a Pandemia de Covid-19. A fim de atender o objetivo proposto, definimos como questão de investigação: Como as professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, em escolas municipais de Salvador/BA, desenvolveram as práticas avaliativas durante a Pandemia de Covid-19? A fundamentação teórica se desenvolveu com a contribuição de autores/as da área de Avaliação, sobretudo Fernandes, Esteban, Villas Boas e Luckesi. A viabilização dessa pesquisa foi organizada a partir da abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa narrativa para colocar ênfase nas falas das professoras do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que mobilizaram suas lembranças e experiências por meio de entrevistas narrativas individuais que tratavam sobre Avaliação no período da Pandemia. Após a construção das informações, estas foram analisadas a partir do procedimento de análise dos Núcleos de Significação com explicitação dos sentidos e significados que as professoras empreendiam acerca do conceito de Avaliação e do desenvolvimento das práticas avaliativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados sinalizaram que as orientações didático-pedagógicas fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) sugerem práticas pautadas no ato de examinar e não de avaliar e, neste sentido, há uma ênfase na quantidade de tarefas realizadas pelos/as estudantes, a fim de ocupar o tempo e manter o vínculo com a escola. Entretanto, a conclusão dessa pesquisa é que as práticas avaliativas das professoras durante a Pandemia de Covid-19 se desenvolveram com o objetivo maior de estabelecer vínculo com os/as estudantes mais do que acompanhar o processo de construção das aprendizagens de conteúdos curriculares, tendo em vista o olhar sensível das professoras diante da vulnerabilidade social das crianças e suas famílias. Tais resultados reafirmaram a ideia de que a Avaliação envolve afeto, acolhimento, compromisso, mediação pedagógica e disposição de todos os sujeitos no processo de ensinoaprendizagem.
Abstract: The general objective of this study is to understand the assessment practices developed by teachers working in the initial years of Elementary School in Salvador/BA during the Covid 19 Pandemic. In order to meet the proposed objective, we defined the following research question: How did teachers who work in the initial years of Elementary School I, in municipal schools in Salvador/BA, develop assessment practices during the Covid-19 Pandemic? The theoretical foundation was developed with the contribution of authors from the field of Evaluation, especially Fernandes, Esteban, Villas Boas e Luckesi. The feasibility of this research was organized based on a qualitative approach, using narrative research to emphasize the speeches of teachers from the 1st to 5th year of Elementary School who mobilized their memories and experiences through individual narrative interviews that dealt with Assessment in the period of Pandemic. After constructing the information, it was analyzed using the Meaning Nuclei analysis procedure, explaining the senses and meanings that the teachers undertook regarding the concept of Assessment and the development of assessment practices in the initial years of Elementary School. The results indicated that the didactic-pedagogical guidelines provided by the Municipal Department of Education (SMED) suggest practices based on the act of examining and not evaluating and, in this sense, there is an emphasis on the number of tasks carried out by students, in order to occupy time and maintain ties with the school. However, the conclusion of this research is that the teachers' evaluative practices during the Covid-19 Pandemic were developed with the greater objective of establishing a bond with students rather than monitoring the process of building learning curricular contents, with a view to the sensitive look of teachers in the face of the social vulnerability of children and their families. Such results reinforced the idea that Assessment involves affection, acceptance, commitment, pedagogical mediation and disposition of all subjects in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Avaliação para Aprendizagem
Práticas Avaliativas
Narrativas de Avaliação
Pandemia de Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: DALTRO, Dandara Santos Souza. Práticas Avaliativas durante a Pandemia de Covid-19: narrativas de professoras atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Salvador/BA. Orientadora: Rejane de Oliveira Alves. 2023.130f. Dissertação de Mestrado Acadêmico – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38904
Data do documento: 1-Dez-2023
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