Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38875
Tipo: Dissertação
Título: Práticas Educativas nas Redes: o Ensino de Inglês no TikTok
Autor(es): Souza, Camila do Nascimento
Primeiro Orientador: Ficoseco, Verónica Sofia
metadata.dc.contributor.referee1: Ficoseco, Verónica Sofia
metadata.dc.contributor.referee2: Couto, Edvaldo Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Chachagua, Maria Rosa
Resumo: A presente pesquisa possui como objetivo geral analisar as práticas docentes de professores brasileiros de inglês na plataforma TikTok. Por isso, os objetivos específicos trataram de descrever as práticas dos docentes, compreender metodologias de ensino e estratégias pedagógicas utilizadas e, analisar as percepções dos professores acerca de suas próprias práticas e motivações como educadores que produzem conteúdo para a plataforma. Para coleta de dados,utilizamos entrevistas semiestruturadas e a análise de vídeos e perfis no TikTok. Nossa análise foi qualitativa, descritiva e crítica. Os resultados da pesquisa indicam que os professores de língua inglesa que produzem conteúdo no TikTok desenvolvem estratégias para estabelecer uma marca e uma identidade distintas, com o objetivo de alcançar um público mais amplo. Além disso, eles produzem conteúdo em outras plataformas e procuram seguir tendências para aumentar suas visualizações e curtidas. Os objetivos principais desses professores incluem tornar o aprendizado da língua inglesa acessível ao grande público, buscar oportunidades de monetização e explorar possibilidades de inovação na prática pedagógica. No entanto, a análise revelou que as técnicas pedagógicas predominantes ainda são as tradicionais do ensino de inglês. Quanto à produção de vídeos, os professores utilizam principalmente as ferramentas e recursos nativos oferecidos pela plataforma para criar, editar e formatar seus vídeos.
Abstract: The present research aims to analyze the teaching practices of Brazilian English teachers on the TikTok platform. Therefore, the specific objectives were to describe the teachers' practices, understand the teaching methodologies and pedagogical strategies used, and analyze the teachers' perceptions of their own practices and motivations as educators who create content for the platform. For data collection, we used semi-structured interviews and the analysis of videos and profiles on TikTok. Our analysis was qualitative, descriptive, and critical. The research results indicate that English language teachers who produce content on TikTok develop strategies to establish a distinct brand and identity with the aim of reaching a wider audience. Furthermore, they produce content on other platforms and seek to follow trends to increase their views and likes. The main objectives of these teachers include making English language learning accessible to a broad audience, pursuing monetization opportunities, and exploring possibilities for innovation in pedagogical practice. However, the analysis revealed that traditional teaching techniques still predominate in English language education. As for video production, teachers primarily use the native tools and features offered by the platform to create, edit, and format their videos.
Palavras-chave: Plataformas sociais
Professores
Práticas pedagógicas
Língua Inglesa
TikTok
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38875
Data do documento: 11-Out-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Camila Souza 1 - 2023.pdfTrabalho de Dissertação Camila Souza2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.